Melhorar o relacionamento com seu público-alvo e consequentemente alavancar as vendas são os objetivos dos e-commerces que investem em marketing digital. Para isso, é preciso não só apostar em um design responsivo (adaptado para internet móvel), mas também em uma eficaz gestão de leads. Dessa forma, as chances de conversão irão aumentar bastante. Confira algumas dicas para transformar leads em vendas.
Crie sua própria lista de leads
Quando o assunto é conversão, de nada adianta ter uma extensa lista de leads se ela está recheada de pessoas que não se interessam por seus produtos ou serviços. Se você quer realmente transformar leads em vendas, a dica é nunca comprar uma lista de e-mails. Essa prática costuma resultar em impacto negativo para a empresa.
Afinal, se sua comunicação não foi solicitada pelo internauta, ele irá interpretá-la como spam. E assim sua marca pode nem ter a chance de criar um relacionamento com o prospect. Ou pior ainda, começar mal por ser um contato imposto por você.
Leads de qualidade é o segredo do sucesso
Criar seus próprios leads é indispensável para quem tem como objetivo aumentar as vendas. Isso porque se sua comunicação não for bem-vinda, por mais que você se esforce para fazer uma brilhante campanha de e-mail marketing com conteúdo atraente, só a taxa de descadastramento e rejeição irão crescer.
A dica para iniciar um lead de qualidade é oferecer recompensas digitais em troca dos dados pessoais. Assim o internauta escolhe se quer mesmo criar um relacionamento com sua marca.
No primeiro e-mail marketing de sua campanha não deixe de lembrar de onde vocês se conheceram. Ou seja, relembre que a comunicação foi autorizada quando a pessoa recebeu, por exemplo, o cupom de desconto tal.
Automação de marketing facilita distribuição do conteúdo
A nutrição de leads é muito importante para aumentar as conversões. Para facilitar a vida do responsável pela campanha de e-mail marketing e tornar toda a comunicação entre sua marca e o internauta mais eficaz, a dica é apostar em ferramentas para automatizar o processo. Assim, você consegue entregar o conteúdo certo na hora certa.
Conteúdo personalizado faz a diferença
Quem não gosta de ser chamado pelo nome? E de receber uma mensagem com conteúdo que parece ter sido selecionado especialmente para você. E ainda manda um brinde útil como um cupom de desconto no produto que você quer comprar.
Cuidados como esses são fundamentais para conquistar sua audiência. Assim as chances de conversão aumentam significativamente. A dica para personalizar seu e-mail marketing é contar com processos automatizados de envio. É muito mais assertivo e prático.
Equipe de vendas precisa trabalhar em parceria com o marketing
Essa é uma prática que muitas empresas de sucesso adotam. O conteúdo precisa ter sempre uma Call to Action que leve a uma landing page da sua empresa. Mas, não é só isso.
Todos os textos do blog e das mídias sociais precisam ser pensados para esclarecer o máximo de dúvidas dos internautas. Dessa forma, a equipe de venda só irá entrar em contato quando realmente precisar. E para fazer a conversão de forma rápida.
Dessa forma, o telemarketing insistente e nada bem-vindo para o consumidor passa a ser coisa do passado. Mais do que transformar leads em vendas, sua empresa começa um relacionamento bom e duradouro com os internautas.