Você é um sujeito antenado e sabe disso. Mas talvez seu chefe não saiba. Talvez seu cliente não saiba. (Talvez você mesmo não saiba.) Ou por qualquer outro motivo, você pode se ver obrigado a enviar uma newsletter em HTML. E agora, o que você faz? Chuta o pau da barraca, abre o Dreamwaver e prepara “aquele” layout?
Você ainda pode, mesmo enviando emails em HTML, se preocupar em tornar melhor a experiência de seu usuário.
Vejamos:
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Layout simples. Cada leitor de emails exibe de um jeito diferente. Webmails então, destróem qualquer layout. Muitos desabilitam seu CSS. Então, se preciso monte o layout com tabelas, não coloque DIVs flutuantes (layers), javascripts e outros bichos.
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Ofereça o conteúdo em TXT. Não sei como o Outlook faz, mas a maioria dos mailers (e componentes de envio de email server-side) permite definir o conteúdo para HTML e para texto no mesmo email. Se alguém usa o Kmail (eu uso!), o webmail da Locaweb (também uso!), ou qualquer outro leitor de emails que não exiba HTML promiscuamente, vai ver o conteúdo TXT que você enviou. Se você não fizer isso o coitado vai ver código HTML listado na tela.3. Pense em quem vai ler offline. Coloque o CSS no corpo do email, não em um arquivo externo. Imagens, coloque no servidor pra deixar o email menor, mas coloque atributo ALT no seu HTML e cuide de que as imagens não sejam essenciais ao entendimento da mensagem. Muitos programas de email exibem HTML mas não exibem imagens dentro dele (meu Kmail está configurado pra isso.)
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Nunca, nunca, nunca, em hipótese alguma, coloque javascript em sua newsletter. Você não faz a menor de idéia de como seu javascript vai se comportar no sistema do cliente. E alguns antivírus vão reclamar do seu email, causando uma má impressão em seus clientes.
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Idem para Flash, Java, Shockwave, iPix, MP3, ActiveX.
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Pense em contingência. Imagine que você prepara seu email com letras brancas sobre fundo preto. E o webmail, no intuito de preservar o layout deles, desabilita seu background.
Além disso, claro, não preciso dizer que newsletter de verdade é opt-in, que os emails que seus usuários enviarem clicando em “responder” na newsletter precisam ser lidos e respondidos e que se alguém pedir para não receber mais seus emails isso precisa acontecer imediatamente.