Esse texto é pra mim – mercado e atitude

Você já leu o manifesto do engenheiro de front-end? Se não, corre para esse link: https://f2em.com. Eu percebi neste ano que a maioria dos devs se apega tanto a assuntos técnicos que acabam ignorando assuntos importantes e básicos. São coisas simples que geralmente você só pensa quando há alguma pressão externa. Poucos profissionais tentam entender

Você já leu o manifesto do engenheiro de front-end? Se não, corre para esse link: https://f2em.com. Eu percebi neste ano que a maioria dos devs se apega tanto a assuntos técnicos que acabam ignorando assuntos importantes e básicos. São coisas simples que geralmente você só pensa quando há alguma pressão externa. Poucos profissionais tentam entender como funcionam o mercado. Como funcionam o sistema (trocadilho grátis aqui). A maioria está na zona de conforto.

É difícil encontrar profissionais que saibam precificar seu trabalho de forma que o preço oferecido seja o justo. Ou se cobra muito caro ou se cobra muito barato. O preço deve ser bom para os dois lados. Se você cobra muito caro, não é bom para o cliente. Se você cobra muito barato, não é bom para você. Não é justo, entende?

Vamos falar de coisas mais simples: Você sabe atender bem seu cliente? Se você falar que sim, pense duas vezes. Você já atrasou algum job? E se atrasou, abriu o jogo com o cliente para falar os seus motivos em vez de tentar enrolar e dar uma desculpa? E aquela feature que você prometeu na faixa, fez? Entende o ponto onde quero chegar?

Na verdade falta muito amor. E amor, querido leitor, é tudo. É ele que vai te fazer ter calma quando aquele servidor sair do ar. É ele que vai te fazer ter paciência quando o seu colega fizer uma merda muito grande. É ele que te faz ter um propósito. E propósito não é algo que se compra.

Quando deixei minha empresa para virar funcionário eu tinha um propósito. Ninguém larga a empresa que fundou para virar empregado em uma outra empresa qualquer por que acha legal. É preciso ter um propósito até mesmo para você não achar que sua decisão é uma burrice estúpida. Você tem que se apegar a alguma coisa. Mesmo que esse objetivo não seja dominar o mundo, ter algum objetivo te faz manter o foco. É terapêutico, sabe?

Ter um propósito te faz pensar duas vezes nas coisas. Te obriga a filtrar o que te faz perder tempo e você se torna muito mais direto em suas decisões.

Digitar bons códigos HTML e CSS é fácil. Todo mundo faz. O @sobrinhoweb faz. O problema é ser bem sucedido na sua carreira. E eu não digo que você precisa virar diretor para ser bem sucedido. Você só precisa fazer as coisas bem feitas. Não é muito difícil. Mas entender como as coisas funcionam quando você não está na frente do computador é a grande sacada. É onde você vai aparecer e não o seu avatar.

Estamos tão encurralados com todas as nossas tarefas que nos esquecemos de como as coisas funcionam. De como uma boa conversa aparentemente sem importância com seus colegas ou com seu gerente pode mudar o rumo das coisas. Escolha suas batalhas e vá pra cima. Mas faça boas escolhas.

Não sei se consegui me fazer entender. Talvez eu esteja escrevendo pra mim mesmo, chamando minha própria atenção. Eu quero tentar te ajudar a entender que assuntos técnicos são importantes mas não é tudo o que importa. Mas já que você está aqui, tente pensar junto. Tente mudar junto. E me desculpe ser tão sentimental assim, mas é o amor… :^)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *