O ano de 2012 foi um dos mais “recheados” de eventos para desenvolvedores front-end e o destaque fica por conta das franquias regionais que vêm surgindo fora dos eixos das capitais como forma de atender a demandas locais. Quem mora nas cidades do interior, independente do estado, percebe que, muitas vezes, para comparecer a grandes eventos, é preciso se deslocar a cidades maiores, o que nem sempre é possível por questões de tempo e custo. Estamos vendo uma mudança neste cenário. A intenção é fazer com que o conhecimento se dissipe dos pólos metropolitanos e chegue com a mesma força em várias regiões. Além disso, traz possibilidade de maior integração entre a comunidade de desenvolvedores.
A quantidade de eventos tem sido tão grande, que há alguns meses o Tableless criou o Brasil Web Dev, um site específico para a divulgação das conferências que acontecem por este Brasilzão.
O Zeno Rocha divulgou em maio uma lista dos eventos de desenvolvimento web que estavam para acontecer. De lá para cá, outras conferências ganharam forma e vêm para prestigiar grandes pólos de profissionais web em diferentes regiões. Grande parte segue o modelo de franquia dos bem sucedidos eventos “FrontIn”, como foi o caso do FrontIn Maringá que aconteceu recentemente, sendo o terceiro FrontIn paranaense organizado pelo Grupo Avadora.
FrontIn Maceió
HTML5 com tapioca e água de coco! O FrontInMaceió é a primeira edição de um evento da franquia FrontIn a acontecer no Nordeste, sendo organizado pela recém-fundada BrazilJS Foundation.
O evento ocorre em 27 de outubro e contará com palestras de Ícaro Medeiros, da Globo.com, Bernard de Luna, Designer de Interface, Caio Gondim e Almir Filho, da Loop Infinito, Dennis Calazans, da Unibratec/Marista, Giovanni Keppelen, do Peixe Urbano, Luiz Tiago Oliveira, da MGR Tecnologia, Jean Nascimento (o Suissa), da Nodeware, Ramon Victor, da TangerinaLab e Nicholas Fazio, da Ilha Soft. Além disso, haverão workshops com Bernard de Luna e Jean Nascimento.
A conferência irá abordar temas como performance front-end, pré-processadores CSS, semântica e produtividade em JS.
FrontIn Sampa
Em novembro, o estado de São Paulo ganha dois eventos de front-end. O primeiro é o FrontInSampa, que ocorre na capital dia 3 de novembro.
O FrontInSampa contará com palestras do Zeno Rocha, Front-end Engineer na Liferay e articulista aqui no Tableless, Bernard de Luna, Fábio Ricotta, co-fundador do MestreSEO, Horácio Soares, fundador da Acesso Digital e consultor na Internativa, Clécio Bachini, da Souyz Sistemas, além de palestrantes da comunidade selecionados pelo Call 4 Papers do evento: Sérgio Lopes, da Caelum, Kaique da Silva, desenvolvedor web e Mauricio Wolff, da Dell.
Os temas previstos para o evento vão desde produtividade e testes A/B até SEO para front-end.
FrontInterior
O segundo evento a acontecer em São Paulo é o FrontInterior. O nome, fora do padrão dos demais eventos, veio da intenção de criar um evento itinerante pelo interior paulista, onde a cada período uma cidade sediará o evento. Sob curadoria do Richard D. Johansen e minha e co-realizado pela MStech, a primeira edição do evento ocorre na cidade de Bauru, dia 24 de novembro.
O FrontInterior contará com palestras de Reinaldo Ferraz, do W3C Brasil, Horácio Soares, Gonçalo Ferraz, Diretor no Instituto Faber-Ludens, Bernard de Luna, Leo Balter e Clécio Bachini.
O evento irá abordar temas como mobile first, Open Web Platform, experiência do usuário, acessibilidade, entre outros.
Os eventos de front-end são oportunidades enriquecedoras para agregar novos conhecimentos e realizar um networking com a comunidade.
Faltou algum evento? Sugira nos comentários!
🙂