O YouTube está reprimindo os bloqueadores de anúncios?

O YouTube está reprimindo os bloqueadores de anúncios?

Foto de alguém segurando um telefone com o aplicativo do YouTube aberto

Atualmente, há um problema que afeta alguns usuários do YouTube que causa enormes lentidão ao tentar visualizar o conteúdo, e não há consenso sobre a causa. As pessoas acreditam que isso pode ser devido aos bloqueadores de anúncios do YouTube serem reprimidos pelo Google.

Em novembro, o 9to5Google começou a relatar esse problema e, embora as especulações tenham começado com a ideia de que se tratava de um problema do Firefox, projetado para forçar os usuários a usar o navegador Chrome, de propriedade do Google, a teoria mais popular tornou-se aquela que sugeria que os bloqueadores de anúncios eram os causa.

Uma postagem no Reddit parecia mostrar que esse era o caso, com o usuário mostrando as velocidades de carregamento lentas, desativando o bloqueador de anúncios e fazendo com que as velocidades voltassem ao normal. Os usuários também relataram problemas ao transformar um vídeo em tela inteira ou modo teatro.

O YouTube começou a desacelerar o buffer de vídeo com o Adblock ativado

O YouTube aparentemente confirmou isso em uma declaração feita ao 9to5Google: “Os anúncios são uma tábua de salvação vital para nossos criadores, ajudando-os a administrar e expandir seus negócios. É por isso que o uso de bloqueadores de anúncios viola os Termos de Serviço do YouTube. Já há algum tempo que pedimos aos usuários que permitam anúncios no YouTube ou experimentem o YouTube Premium para uma experiência sem anúncios. Na semana passada, os usuários que usam bloqueadores de anúncios podem ter experimentado uma visualização abaixo do ideal, o que inclui atrasos no carregamento, independentemente do navegador que usam. Os usuários que desinstalaram seus bloqueadores de anúncios ainda podem enfrentar um atraso temporário no carregamento e devem tentar atualizar o navegador.”

No entanto, como apontou Ars Technica, o buffer lento experimentado por alguns usuários pode ser devido a um bug em um dos bloqueadores de anúncios mais populares, o Adblock Plus. Adblock Plus postou recentemente um relatório de bug sobre “problemas de desempenho” e disse que deveria ser corrigido na próxima versão. Os desenvolvedores de um bloqueador de anúncios diferente, o uBlock Origin, disseram que o problema afetou apenas os usuários do Adblock Plus.

Quais são os bloqueadores de anúncios do YouTube?

Embora um número recorde de usuários esteja desinstalando seus bloqueadores de anúncios, ainda não está claro se esse é o curso de ação correto ou não. A maioria dos bloqueadores de anúncios mais populares está trabalhando duro para contornar a repressão do YouTube. Aqui estão os bloqueadores de anúncios mais populares para o YouTube:

  • uBlock Origin (gratuito e de código aberto, suporta os navegadores mais populares)
  • AdBlocker Ultimate (US$ 2,49 por mês cobrado anualmente, afirma trabalhar em nível de sistema para superar novas tecnologias de anúncios)
  • AdGuard (US$ 2 por mês, cobrado anualmente, funciona de forma semelhante ao AdBlocker Ultimate)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *