Seis astronautas fizeram uma breve viagem ao espaço suborbital no primeiro voo tripulado da Blue Origin em dois anos.
Embora a missão anterior, em 2022, tenha corrido bem, a empresa fez um voo de pesquisa não tripulado um mês depois, que não teve tanto sucesso.
O foguete não tripulado teve um defeito no bocal do motor que fez com que a cápsula New Shepard abortasse e se afastasse do foguete. Ele saltou de pára-quedas para um pouso seguro, mas esse soluço significou que o New Shepard teve que ser aterrado enquanto a Blue Origin investigava e poderia resolver o problema.
Blue Origin é a empresa de turismo e exploração espacial criada pelo fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezos. O New Shepard é um veículo de lançamento suborbital totalmente reutilizável, projetado para levar turistas de e para o espaço.
Alguns anos depois, o sétimo voo espacial humano da Blue Origin foi concluído. No total, New Shephard levou 37 pessoas ao espaço.
A bordo, a missão NS-25 estavam Mason Angel, Sylvain Chiron, Kenneth L. Hess, Carol Schaller, Gopi Thotakura e o ex-capitão da Força Aérea Ed Dwight.
Ed Dwight, 90, foi selecionado pelo presidente John F. Kennedy em 1961 como o primeiro candidato negro a astronauta do país, mas nunca teve a oportunidade de voar.
Ed Dwight momentos depois de estar no espaço na missão Blue Origin NS-25
A vaga de Ed na missão espacial foi patrocinada por uma organização sem fins lucrativos. Embora o preço real de participar de uma dessas missões seja desconhecido, alguns relatórios sugerem que isso poderia custar cerca de US$ 500.000.
O que é a cápsula New Shepard que leva as pessoas ao espaço?
O New Shepard foi construído para o voo humano e leva os astronautas na viagem de 11 minutos que a Blue Origin acaba de realizar.
Possui uma cápsula tripulante pressurizada que pode acomodar até seis pessoas e retorna separadamente do restante do foguete. Ele sobe com o foguete, mas depois se separa e retorna sob paraquedas.
Três pára-quedas estão presos à cápsula, mas apenas dois foram totalmente inflados na missão de domingo.