iMac Pro de 32 polegadas: o que você precisa saber sobre os rumores

imac-pro-de-32-polegadas:-o-que-voce-precisa-saber-sobre-os-rumores

Macworld

Antes de março de 2022, a Apple vendia dois tamanhos de seu computador desktop iMac. O modelo com tela menor era mais adequado para usuários domésticos devido ao seu processador menos potente, enquanto o modelo maior de 27 polegadas, com mais velocidade, recursos de ponta e tela de alta resolução, era para ser potente o suficiente para usuários mais exigentes.

Quando a Apple lançou o iMac de 24 polegadas em 2021 com um redesenho colorido e chip M1, foi o começo do fim para a versão topo de linha. Primeiro, a Apple descontinuou o iMac Pro e, um ano depois, lançou o Mac Studio com o Studio Display de 27 polegadas em março de 2022 e descontinuou o iMac de 27 polegadas ao mesmo tempo.

Mas a história não termina aí. Desde que foi aposentado, houve rumores de que a Apple tem planos de lançar uma nova versão do iMac Pro que também marcaria o retorno do iMac de 27 polegadas — embora ele pudesse ter uma tela ainda maior, talvez 32 polegadas! Neste artigo, avaliaremos os relatórios que sugerem que a Apple poderia reviver a antiga marca com um novo iMac Pro. Continue lendo para descobrir quando ele pode ser lançado e quais recursos ele pode oferecer.

Existe mesmo a necessidade de um novo iMac Pro agora que o Mac Studio chegou? Achamos que sempre haverá espaço para um desktop profissional com uma tela grande embutida. Veja: Como o iMac Pro pode sair da aposentadoria para dominar o desktop.

Com a Apple tendo atualizado o iMac em um evento em 30 de outubro, poderíamos vê-la reviver o iMac maior em breve? Agora que a Apple apresentou os chips M3, M3 Pro e M3 Max, é possível que possamos ver um novo iMac Pro com um chip M3 Pro, embora Mark Gurman, da Bloomberg, não espere esse iMac antes de 2024 ou 2025.

Atualização 8/12/24: Mark Gurman, da Bloomberg, relata que a Apple está “explorando” um novo iMac Pro maior, mas sem data de lançamento definida.

Um novo iMac Pro de 27 polegadas (ou 32 polegadas) será lançado?

Os rumores de que a Apple iria reviver o iMac Pro circulam há anos. Em outubro de 2021, em um tweet que não está mais online, o vazador aposentado da Apple Dylan fez previsões sobre um iMac Pro. Claramente, Dylan estava incorreto sobre o momento de sua previsão, mas mesmo se o descontarmos, outros também alegaram que a Apple está trabalhando em um novo iMac Pro.

O analista Ming-Chi Kuo fez previsões sobre um novo iMac Pro em março de 2022. Sugerindo que a Apple lançaria um iMac Pro em 2023. No entanto, essa previsão veio pouco antes da Apple apresentar o Mac Studio e remover o iMac de 27 polegadas da linha.

Kuo ficou quieto sobre o novo iMac até 18 de outubro de 2023, quando tuitou que um iMac de 32 polegadas poderia chegar em 2025.

Não é só Kuo que vê um iMac maior no futuro da Apple. Mark Gurman, da Bloomberg, escreveu em abril de 2022 (após o lançamento do Mac Studio): “Para aqueles que perguntam, ainda acho que um iMac Pro está chegando. Só não será tão cedo.”

Em junho de 2023, Gurman mencionou o iMac maior novamente em um boletim informativo de fim de semana. Ele afirmou que a Apple “também está conduzindo o trabalho inicial em um iMac com uma tela de mais de 30 polegadas”.

Então, perto do final de outubro de 2023, Gurman escreveu que o iMac maior, embora “adiado” há algum tempo “devido a preocupações com custos”, nunca foi “cancelado”. “Este modelo maior ainda está pronto para suceder o de 24 polegadas, chegando no final de 2024 ou 2025”, ele escreveu em seu boletim informativo de 22 de outubro de 2023.

Há evidências de que o desenvolvimento estava em estágio de protótipo antes de ser suspenso: em julho de 2022, um relatório no Macrumors, baseado em informações compartilhadas por uma fonte a um membro do fórum — portanto, não podemos garantir sua precisão — sugeriu que “a Apple criou um protótipo de pelo menos três modelos maiores de iMac com chips de silício da Apple” em 2021.

Se esses relatórios forem verdadeiros, a Apple vem trabalhando em um substituto para o iMac de 27 polegadas (e iMac Pro) há algum tempo, e ainda assim nada se materializou. Parece que há dificuldades que estão levando a atrasos.

Em dezembro de 2022, Gurman indicou que o iMac Pro havia sido adiado, citando (como com o novo Mac Pro) altos custos de desenvolvimento e dificuldades de engenharia de chips como a causa do atraso. Em seu primeiro boletim informativo de 2023, Gurman também escreveu que o iMac Pro “está dentro e fora do roteiro da Apple”, e que “eu ficaria surpreso neste ponto se ele chegasse em 2023”.

Em abril de 2024, Gurman relatou que o lançamento do M4 envolve “iMacs”, e por “iMacs” ele poderia estar se referindo às diferentes configurações que giram em torno do chip base da série M que a Apple coloca no all-in-one. Ele não fornece detalhes. Lendo nas entrelinhas, talvez “iMacs” signifique que a Apple está trabalhando em um iMac M4 de 24 polegadas e um iMac maior (32 polegadas?) com, digamos, um M4 Pro.

Em agosto de 2024, Gurman relatou que a Apple lançaria um iMac M4 antes do final de 2024. Ele também relatou que a Apple está trabalhando nisso, mas “não está claro se será um produto M4 ou algo que virá no ano seguinte [2025] ou mais tarde.”

iMac Pro: Data de lançamento

  • 2024 ou 2025, de acordo com Mark Gurman, da Bloomberg.

Quando Gurman se referiu ao grande iMac em julho, ele afirmou que o iMac de 32 polegadas entrou na fase inicial de testes de desenvolvimento e poderia ser lançado no final de 2024, no mínimo, embora possamos esperar até 2025. Em seu boletim informativo de 22 de outubro, Gurman reiterou isso, escrevendo: “Este modelo maior ainda está pronto para suceder o de 24 polegadas, chegando no final de 2024 ou 2025.”

O tuíte de Kuo de outubro de 2023 também indicou que talvez tenhamos que esperar até 2025.

Antes que este novo iMac com tela maior apareça, a Apple deve lançar um iMac com processador M3, talvez no final de 2023 ou início de 2024.

Se o novo iMac de 27 polegadas (ou maior) chegar em 2025, isso será três anos após o modelo equivalente ter sido descontinuado. É um longo hiato.

iMac Pro 27/32 polegadas: Design e cores

Em um boletim informativo de 31 de julho de 2021, Mark Gurman, da Bloomberg, sugeriu que o novo iMac Pro terá “um design semelhante ao atual iMac M1”.

Faz sentido que o iMac Pro pegue emprestado parte de sua inspiração de design do iMac de 24 polegadas. A Apple oferece o iMac de 24 polegadas em várias opções de cores, mas não houve relatos sobre quais opções de cores a Apple usará para o iMac Pro. Para criar uma diferenciação entre os níveis de consumidor e profissional, a Apple pode decidir por diferentes opções de cores como no iPhone Pro, ou ficar com o prata tradicional como o do iMac de 27 polegadas ou o cinza espacial como no iMac Pro descontinuado.

Outra diferença que poderíamos ver no iMac maior são as bordas escuras em vez de uma borda branca ao redor da tela. Também pode haver um entalhe como há no MacBook Pro de 14 e 16 polegadas. Isso poderia permitir que a Apple estendesse a altura da tela como fez com esses modelos. Também gostaríamos de ver o iMac Pro perder um pouco de seu “queixo”. Com base nas desmontagens do iMac e do Studio Display, e nos baixos requisitos de energia e calor do silício da Apple, um iMac Pro sem queixo poderia ser possível.

Maçã

iMac Pro 27/32 polegadas: Tamanho da tela

O analista de exibição Ross Young e outros declararam que o iMac Pro terá uma tela de 27 polegadas, a mesma do antecessor, o que temos que admitir que ficamos decepcionados. No entanto, em junho de 2023, Mark Gurman, da Bloomberg, indicou que tinha informações sugerindo que a Apple está desenvolvendo um iMac com uma tela maior que 30 polegadas. Ele então elaborou mais algumas semanas depois, sugerindo que um iMac gigante de 32 polegadas está supostamente em testes. Em outubro de 2023, ele reiterou que o novo iMac Pro “terá uma tela de 32 polegadas, tornando-o o maior iMac da história da Apple”. Atualmente, o Pro Display XDR de 32 polegadas é a maior tela da Apple.

Kuo concorda que este novo iMac maior pode ter uma tela de 32 polegadas, conforme seu tweet de outubro. Nem Kuo nem Gurman expandem as especificações da tela, mas presumivelmente terá ProMotion e XDR (Extreme Dynamic Range).

Uma tela maior certamente tornaria o iMac Pro mais atraente para potenciais compradores. Ao lado do iMac de 24 polegadas, com sua tela 4.5K (4.480 x 2.520 pixels), o iMac de 27 polegadas só parece um pouco mais impressionante com sua tela 5K (5.120 x 2.880 pixels). Mas não é apenas com o iMac de 24 polegadas que o iMac Pro será comparado. A tela de 27 polegadas também não se compara particularmente bem com muitas telas modernas maiores que 30 polegadas (incluindo o Apple Pro Display XDR de 32 polegadas e 6K). Gostaríamos de ver uma tela de 32 polegadas no novo iMac Pro.

Gurman previu anteriormente que o iMac de 27 polegadas poderia ver seu tamanho de tela aumentar em uma quantidade similar ao iMac de 24 polegadas: “Eu absolutamente ainda acredito que um iMac maior e redesenhado para substituir os modelos Intel de 27 polegadas está a caminho. A Apple aumentando o tamanho da tela do modelo menor de 21,5 polegadas para 24 polegadas parece indicar que o modelo de 27 polegadas também pode ver um aumento de tamanho”, ele escreveu em julho de 2021.

Uma tela maior poderia ser possível sem aumentar significativamente o tamanho do iMac. O iMac de 27 polegadas media 25,6 polegadas de largura, 20,3 polegadas de altura e 8 polegadas de profundidade, e o novo design da Apple ajuda a tornar o iMac de 24 polegadas menor até mesmo do que o iMac de 21,5 polegadas que ele substituiu (21,5 polegadas x 18,1 polegadas x 5,8 polegadas vs. 20,8 polegadas x 17,7 polegadas x 6,9 polegadas). A Apple também poderia incorporar um entalhe na parte superior da tela para acomodar a câmera FaceTime, reduzindo assim o tamanho da moldura na parte superior da tela.

O novo iMac Pro não precisaria ser tão grande quanto o Pro Display XDR para oferecer uma tela 6K. Uma tela de 30 polegadas com bordas menores ainda poderia acomodar os 6.016 x 3.384 pixels para resolução Retina 6K e um iMac 6K.

É possível que a tela do iMac seja mais comparável à qualidade do atual Studio Display de 27 polegadas, que não tem ProMotion e HDR, mas esses são dois recursos que seriam benéficos para um usuário do iMac Pro. A Apple adicionou esses recursos aos seus outros dispositivos Pro – iPhone, iPad, MacBook, gostaríamos de vê-los aqui também.

Para ter uma ideia do que podemos esperar da tela do iMac maior se a Apple for além do Studio Display, podemos comparar com o Pro Display XDR da Apple.

  • Tela Pro XDR: Tela Retina 6K (resolução de 6.016 por 3.384), brilho de 1.000 nits (XDR) ou 500 nits (SDR), ampla cor (P3), True Tone
  • Exibição de estúdio: Tela Retina 5K (resolução de 5.120 por 2.880), 600 nits, ampla cor (P3), True Tone

O próximo iMac maior provavelmente terá engastes menores do que o iMac de 27 polegadas e o iMac Pro, o que pode ajudar a tela a atingir uma densidade de pixels maior sem ter que torná-la muito maior. Um rumor de Ross Young em outubro de 2021 e um relatório de acompanhamento em dezembro de 2021 alegaram que a Apple trará uma tela Liquid Retina XDR com “cerca de 1.000 zonas e mais de 4.000 mini-LEDs” para o iMac. Isso seria menos do que os 10.000 mini-LEDs no iPad e os 8.000 mini-LEDs no MacBook Pro, embora provavelmente fosse visualmente indistinguível devido ao tamanho e à distância de visualização.

IDG

O iMac de 27 polegadas costumava ser enviado com vidro padrão na parte frontal da tela, mas (por US$ 300) a Apple ofereceu um vidro de nanotextura que forneceu um acabamento fosco e fez um bom trabalho em reduzir o brilho. A Apple provavelmente continuará a oferecer isso com o novo iMac Pro. Como você pode ver acima, ele reduz drasticamente o brilho e o brilho.

iMac Pro: CPU e GPU

Mark Gurman, da Bloomberg, relatou em janeiro de 2022 que o iMac Pro teria “chips semelhantes aos processadores M1 Pro e M1 Max dentro do MacBook Pro”. Esse boato surgiu antes do lançamento do Mac Studio, que foi lançado com chips M1 Pro e M1 Max, então parece provável que a fonte de Gurman estivesse se referindo àquela máquina.

Com o M3, M3 Pro e M3 Max já no mercado, podemos ter uma ideia do que esperar de um iMac maior. Ele pode apresentar o M3 Pro, que oferece uma CPU de 11 ou 12 núcleos e uma GPU de 14 ou 18 núcleos.

Este iMac oferecerá apenas o M3 Pro ou oferecerá o M3 Max também? Não está claro, mas a expectativa é que a Apple diferencie o Mac Studio e o Mac Pro do iMac Pro oferecendo apenas o M3 Pro com esse modelo, como faz com o Mac mini. O M3 Max oferece uma CPU de 14 ou 16 núcleos e uma GPU de 30 ou 40 núcleos.

Em abril de 2024, Gurman relatou que o lançamento do chip M4 envolve “iMacs”, e por “iMacs” ele poderia estar sugerindo que a Apple está trabalhando em um iMac M4 de 24 polegadas e um iMac maior (32 polegadas) com, digamos, um M4 Pro. Gurman não fornece detalhes, então isso é conjectura neste momento.

iMac Pro: RAM

O M3 Pro pode suportar até 36 GB de Unified Memory (acima de 32 GB), enquanto o M3 Max pode suportar até 128 GB de Unified Memory. O iMac de 27 polegadas suportava até 128 GB de RAM, então essa é uma das razões pelas quais o novo iMac Pro pode suportar o M3 Max.

O M3 Pro vem de fábrica com 18 GB de Unified Memory, o M3 Max vem de fábrica com 36 GB de Unified Memory (anteriormente 32 GB). Outras configurações incluem 48 GB, 64 GB, 96 GB e 128 GB.

Uma limitação da RAM da Apple é que ela não pode ser atualizada pelo usuário. O iMac de 27 polegadas tinha slots de RAM que eram acessíveis pelo usuário. Com o silício da Apple, a RAM – apropriadamente chamada de Memória Unificada – é incorporada ao SoC, então não pode ser atualizada pelo usuário.

iMac Pro: Armazenamento

Um tuíte de outubro de 2021 da conta agora aposentada de ‘Dylan’ sugeriu que haverá 512 GB de armazenamento como padrão no novo iMac (Pro).

Isso seria uma melhoria em relação aos 256 GB oferecidos pelo iMac de 27 polegadas de nível básico antes de ser aposentado. Ele seguiria o padrão do MacBook Pro de 16 polegadas, que tem opções de 512 GB e 1 TB para as máquinas padrão (e 8 TB como uma opção de construção sob encomenda).

Também é esperançoso que omitir o SSD de 256 GB da linha seja um benefício, porque o SSD de 256 GB é considerado mais lento.

iMac Pro: Portas e Expansão

O iMac de 24 polegadas vem com duas portas USB 3, duas portas Thunderbolt 4 e um conector para fones de ouvido. Depois que a Apple lançou o MacBook Pro com HDMI e um slot para cartão SDXC, rumores sugeriram que o iMac seguiria o exemplo. O gabinete fino pode ser um problema, mas a Apple resolveu esse problema no modelo de 24 polegadas colocando o conector para fones de ouvido na lateral. A Apple poderia posicionar o slot SD de forma semelhante para evitar tornar o iMac mais grosso.

O Thunderbolt 5 está agora no horizonte, então podemos vê-lo neste Pro iMac. O Thunderbolt 5 oferece o dobro da largura de banda a 80 Gbps.

Para todos, exceto o iMac de 24 polegadas de nível básico, a Apple colocou a porta ethernet no bloco adaptador de energia. O mesmo adaptador de energia provavelmente será usado para o iMac maior também.

Maçã

iMac Pro 27/32 polegadas: Outros recursos

O iMac de 24 polegadas tem uma câmera FaceTime aprimorada que usa o ISP do M1 para fornecer melhor qualidade de imagem. A mesma implementação de câmera FaceTime é esperada para o iMac Pro maior também.

Gostaríamos de ver a câmera também suportar Face ID. Referências ao True Depth foram vistas no macOS Big Sur, indicando que isso era algo que a Apple havia analisado. No entanto, nenhum Mac chegou ainda com suporte para Face ID. Se não tiver Face ID, o novo iMac terá Touch ID integrado ao teclado, que é oferecido com o iMac de 24 polegadas e os teclados Touch ID. Leia: Quando o Face ID chegará ao Mac?

iMac Pro 27/32 polegadas: Preço

Quanto ao preço, ele provavelmente cairá em linha com o preço do iMac de 27 polegadas, que começou em US$ 1.799, já que a Apple manteve preços semelhantes ao iMac de 21,5 polegadas quando lançou o modelo de 24 polegadas. Também é possível que o preço seja um pouco mais alto, talvez começando em mais de US$ 2.000, o que estaria mais em linha com o aumento de preço da Apple para o MacBook Pro de ponta.

É provável que um preço mais alto seja encontrado fora dos EUA, onde a Apple vem aumentando os preços de acordo com as taxas de câmbio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *