O que é Desenvolvimento MVP: Construindo um Produto Mínimo Viável

A sigla MVP pode ter vários significados. Para a maioria das pessoas, o primeiro palpite seria “jogador mais valioso” – especialmente se você é um fã de esportes! Se você tem experiência em finanças, pode dizer que MVP significa 'Preços de valor de mercado'. E então chegamos ao MVP no desenvolvimento de software, onde MVP
O que é Desenvolvimento MVP: Construindo um Produto Mínimo Viável

A sigla MVP pode ter vários significados. Para a maioria das pessoas, o primeiro palpite seria “jogador mais valioso” – especialmente se você é um fã de esportes! Se você tem experiência em finanças, pode dizer que MVP significa ‘Preços de valor de mercado’. E então chegamos ao MVP no desenvolvimento de software, onde MVP pode significar qualquer coisa, desde ‘Programador Mais Valioso’ até ‘Projeto Mais Valioso’.

MVP em desenvolvimento de software significa “Produto Mínimo Viável”.

Nenhuma dessas definições está errada, mas existe uma definição mais importante para MVP. Uma definição com a qual a maioria dos empreendedores e proprietários de empresas está familiarizada. E isso é… ‘Produto Mínimo Viável’. Não é o significado mais direto de MVP, mas é um conceito extremamente importante no desenvolvimento de software. Na verdade, é um conceito que pode economizar tempo e dinheiro para sua empresa quando utilizado corretamente.

O que é MVP em desenvolvimento de software?

Em software, MVP significa Produto Mínimo Viável. Um produto mínimo viável é um produto ou software construído apenas com a intenção de criar um produto que seja uma simulação aproximada do possível produto final, provavelmente incorporando os principais recursos. Esses recursos são suficientes para obter feedback preciso dos primeiros usuários do produto, a fim de continuar o desenvolvimento ou interromper o projeto. O conjunto completo de recursos ou produto final é então construído após considerar o feedback desses primeiros usuários.

Uma das primeiras menções ao termo MVP ou produto mínimo viável foi durante uma apresentação de Morgan Bibbs (Diretor de Serviços Criativos da Universidade de Arkansas) em março de 2000. Morgan descreveu um MVP como um protótipo do produto acabado. É algo que funciona e dá aos utilizadores finais uma ideia ou “sabor” do produto acabado, mas ainda não é o produto acabado:

Comparação de bolo: MVP vs Produto Final

Um dos exemplos mais populares de MVPs é a Amazon. A Amazon começou como um site que apenas listava e vendia livros. Eles escolheram os livros porque eram fáceis de comprar, enviar e vender aos consumidores, pois não eram muito caros. Lentamente, com o passar do tempo, eles continuaram a torná-lo maior e melhor com base no feedback dos clientes. E agora a Amazon é a maior loja online do mundo, que vende quase tudo, não apenas livros:

Ainda hoje, a Amazon continua a construir e melhorar seu site com base no feedback dos clientes, tornando-o um grande exemplo de história de sucesso de MVP.

Características de um MVP

Cada MVP possui três características principais, que incluem:

  • conjunto mínimo de recursos
  • uma ‘base de clientes ou usuários’
  • um ‘protótipo inicial’

Um bom MVP terá todos os três com o mínimo possível de esforço, tempo e custos envolvidos.

No desenvolvimento de software, um conjunto mínimo de recursos se referiria aos recursos “indispensáveis” que tornam esse software único. Não criar um produto com o mínimo de funcionalidades – o que muitas vezes se confunde. Isso pode não incluir detalhes mais sutis, como design e experiência do usuário, que podem ser implementados no produto final.

Uma base de clientes ou usuários é uma parte essencial de um MVP. Isso pode ser na forma de um grupo focal, seus clientes atuais ou um grupo seleto de usuários que se inscreveram para testar seu produto. É importante que você tenha um grupo grande o suficiente para testar seu produto e que o feedback seja registrado. Dependendo do nicho do seu produto, você pode querer coletar feedback de pelo menos 100 usuários para obter resultados confiáveis.

O elemento final é o protótipo ou o MVP real. Idealmente, isso deve ser desenvolvido com o mínimo de requisitos, recursos e tempo gasto. O protótipo é algo que você pode dar aos usuários, deixá-los testar por um tempo e depois obter feedback deles.

No desenvolvimento de software, isso pode significar colocar o software ou site no ar por um curto período de tempo para coletar feedback dos usuários. Então, uma vez implementado o feedback, o MVP ou protótipo pode ser substituído pelo produto final.

Um MVP é o mesmo que teste Alpha e teste Beta?

Quando se trata de MVP no desenvolvimento de software, muitas pessoas confundem MVP com teste alfa ou beta. Todos os três são conceitos diferentes no desenvolvimento de software.

Um MVP é o conjunto mínimo de recursos que um produto precisa para ser lançado. É a partir destas características mínimas que o feedback é recolhido e posto em prática.

O teste alfa ocorre quando um produto (produto final ou MVP) está pronto para ser testado pelos usuários, mas não em condições reais. Ou seja, o produto não estará disponível ao público. Em vez disso, pode ser testado por funcionários internos, um grupo focal controlado ou num ambiente de laboratório onde as condições podem ser completamente controladas.

O teste beta é quando o software (produto final ou MVP) está pronto para ser testado pelo público ou por usuários reais. Embora esteja disponível publicamente, ainda pode estar limitado a usuários que se inscreveram para testar a versão beta. Um teste beta é o teste final antes do lançamento completo do produto.

Embora todos os três conceitos sejam muito diferentes, eles podem se unir em um processo típico de desenvolvimento de software:

Processo MVP padrão

A diferença final entre os três conceitos é que os testes alfa e beta podem ser aplicados a um MVP. Embora um MVP não seja um tipo de teste, é apenas a versão básica do produto final.

Exemplos de produtos mínimos viáveis

Um produto mínimo viável no desenvolvimento de software pode ser qualquer coisa, desde um vídeo demonstrando seu software até uma versão básica do seu software. O objetivo de um MVP é demonstrar os benefícios ou USP (Unique Selling Point) do software da forma mais clara possível.

Por exemplo, antes do Dropbox se tornar enorme, eles lançaram um vídeo de demonstração demonstrando seu site em ação e seus principais recursos:

Este vídeo de demonstração atraiu milhares de visitantes à sua página de destino e aumentou a lista de espera do teste beta de 5.000 pessoas para 75.000 em apenas uma noite. Este vídeo por si só provou que o conceito do site seria viável. E por isso este vídeo é um bom exemplo de MVP.

Wireframes e esboços também podem ser bons MVPs, especialmente se o seu produto for algo criativo ou relacionado ao design. Em particular, wireframes são comumente usados ​​em agências da web para obter aprovação dos clientes em quaisquer recursos complicados do site antes do início do desenvolvimento real.

As páginas de destino são outro exemplo popular de MVP. Antes de realmente lançar um produto, uma página de destino pode ser usada para listar claramente os benefícios potenciais desse produto. Sua landing page também pode ter um formulário de inscrição para qualquer pessoa interessada em comprar ou usar o produto.

Buffer é um ótimo exemplo de empresa que usou uma landing page para provar seu MVP:

O exemplo mais comum de MVP no desenvolvimento de software são os protótipos de software. É aqui que uma versão incompleta do software é desenvolvida para determinar seu valor. Depois que os recursos forem testados e comprovados, a versão final testada poderá ser lançada.

A prototipagem de software foi exatamente o que o Foursquare fez antes de lançar seu aplicativo final. Seu MVP funcionou apenas em dispositivos móveis e estava disponível apenas para 20 cidades dos EUA e Amsterdã antes de seu lançamento público:

Na época, o FourSquare usou seu MVP para obter feedback dos usuários, bem como para obter investimento para construir o aplicativo final. Seu produto MVP foi um sucesso claro e hoje eles têm mais de 55 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo.

Antes de criar um protótipo de software, recomendamos que você faça alguns testes de ideias e pesquisas de público para garantir que haja um mercado potencial para o software ou ferramenta. Isso é essencial porque a prototipagem de software pode custar caro dependendo da sua ideia.

Também é recomendado trabalhar com uma empresa de desenvolvimento de MVP experiente para desenvolver um plano de MVP sólido e ajudá-lo a criar um MVP da maneira mais eficiente possível.

Um processo básico de desenvolvimento de MVP

Desenvolver um MVP é um processo contínuo de desenvolvimento e coleta de feedback do usuário. O processo começa com o feedback do usuário e, ao longo da vida do produto, continua recebendo feedback para cada atualização importante do produto. Um processo típico de desenvolvimento de MVP pode ser mais ou menos assim:

Processo Circular MVP

O feedback do usuário é fundamental para o processo de desenvolvimento do MVP. Depois de criar seu produto final, você deve continuar coletando feedback e melhorando seu produto para torná-lo o melhor possível.

O que é MVP no desenvolvimento ágil?

A maioria das agências web e empresas de desenvolvimento de software segue a abordagem de desenvolvimento ágil. Esta é basicamente uma abordagem colaborativa para o desenvolvimento de software. O desenvolvimento ágil significa que diferentes partes do software podem ser construídas e testadas simultaneamente.

No passado o software era desenvolvido de forma mais linear. Isso significava que uma parte do software precisava ser concluída antes que a próxima parte pudesse ser construída e assim por diante. Se algo desse errado, os desenvolvedores teriam que voltar ao início e começar tudo de novo.

Também havia muito tempo ocioso, com os desenvolvedores tendo que esperar até que certas partes do software fossem concluídas. Como você pode imaginar, isso levou a muitos atrasos nos projetos e à frustração na comunidade de desenvolvimento:

Comparações de linha do tempo: ágil vs linear

Em seguida, foi desenvolvida a metodologia ágil onde múltiplas partes ou funcionalidades de um software poderiam ser trabalhadas e testadas ao mesmo tempo. Com o melhor aproveitamento das equipes de desenvolvimento ágil, os projetos são entregues no prazo e com a qualidade esperada pelos clientes.

O desenvolvimento ágil não envolve apenas trabalho colaborativo, mas também resposta às mudanças nos requisitos e à colaboração do cliente. É aqui que um MVP se encaixa. Como afirmado anteriormente, o processo MVP gira em torno do feedback do cliente. Isso combina perfeitamente com os princípios ágeis.

Um MVP é um produto básico com apenas os recursos principais. Somente após o feedback contínuo do cliente é que ele evolui de um MVP para o produto final. Agile é a maneira mais rápida de levar um MVP ao estágio final. Como o feedback não é apenas coletado simultaneamente, os desenvolvedores também estão trabalhando no produto, melhorando-o continuamente ao mesmo tempo.

Ao contrário da abordagem linear tradicional, em que o feedback do cliente só poderia ser fornecido quando todo o software estivesse concluído. Isso normalmente resultava em clientes insatisfeitos, onde dinheiro e tempo eram desperdiçados na criação de um software que não atendia às expectativas dos clientes.

Portanto, quando se trata de desenvolver um MVP, os princípios ágeis são muito importantes para compreender e seguir para a conclusão bem-sucedida do projeto.

Seu projeto precisa de um MVP?

A questão mais importante de todas é… Seu projeto precisa de um MVP? O principal motivo pelo qual uma empresa pode querer criar um MVP é para confirmar um novo conceito ou ideia.

O maior equívoco sobre um MVP é que ele se destina apenas a start-ups. Embora seja verdade, uma empresa que está apenas começando é o candidato mais provável a um MVP. Afinal, eles precisariam testar seu conceito antes de abordar potenciais investidores ou antes de desperdiçar dinheiro na comercialização de um produto que ninguém deseja.

Alternativamente, as empresas estabelecidas também podem exigir um MVP para testar novos recursos ou ofertas de produtos. Por exemplo, se você está pensando em lançar um novo aplicativo no mercado, mas não tem certeza se o investimento vale a pena.

Não importa em qual indústria ou setor você atua, se você precisa de um conceito ou ideia comprovada, então um MVP é o caminho a seguir!

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