O que sabemos sobre o Meta Connect 2024 até agora: do Quest 3 ao VR

o-que-sabemos-sobre-o-meta-connect-2024-ate-agora:-do-quest-3-ao-vr

Foi um grande ano para a Meta, pois ela aumentou seus esforços em IA. Como muitas gigantes da tecnologia, a empresa controladora do Facebook e do Instagram também está tentando fazer incursões no campo. Muitos desses novos recursos devem ser apresentados em sua conferência anual, Meta Connect 2024. Aqui está o que esperamos do evento.

O que é Meta Connect?

Meta descreve o evento como uma “conferência virtual” apresentando as tecnologias que estão “moldando o futuro”. Dizem que a conferência de desenvolvedores é dedicada à IA e às realidades virtual, mista e aumentada. No ano passado, ela comemorou seu décimo aniversário, colocando seu foco em “remodelar a maneira como vivenciamos nossos mundos físico e digital”.

A empresa exibiu o primeiro headset popular do mundo construído para realidade mista chamado Meta Quest 3 em sua terceira conferência, enquanto revelava seu modelo de geração de imagens, Emu. Ela também revelou seus primeiros óculos inteligentes a serem enviados com Meta AI integrado.

Desde 2014, o evento agora conhecido como Meta Connect é realizado anualmente no final do ano civil. Ele era chamado inicialmente de Oculus Connect, mas depois foi renomeado para Facebook Connect, e é conhecido como Meta Connect desde 2022.

Quando será o Meta Connect 2024?

O Meta Connect 2024 está programado para 25 e 26 de setembro, com elementos presenciais e de webcast. O evento destacará as mais recentes soluções digitais da Meta em seu portfólio de mídia social e realidade estendida (XR).

O evento será transmitido ao vivo nas páginas oficiais da Meta no Facebook, @Meta e @MetaforDevelopers. Mais detalhes sobre palestrantes, tópicos e informações adicionais serão anunciados pela empresa no final deste verão.

Onde será o Meta Connect 2024 e como você pode participar?

O evento será realizado presencialmente e online em Menlo Park, São Francisco, onde fica a sede da Meta.

Os participantes podem participar da conferência de dois dias no local ou virtualmente pelo Facebook e Horizon Worlds. O aplicativo Horizon Worlds está disponível apenas em 13 países, então vale a pena verificar se você tem acesso a ele com antecedência. A inscrição para o evento é gratuita e pode ser concluída pelo site oficial da Meta.

Após se registrar no site, você receberá atualizações e anúncios regulares conforme o evento se aproxima.

O que eles anunciarão no Meta Connect?

Embora haja poucos detalhes sobre o evento, espera-se que ele conte com uma série de sessões, apresentando tecnologia e palestrantes como o CEO Mark Zuckerberg.

A conferência acontece em um momento decisivo para a Meta, que investe cada vez mais em IA e enfrenta uma concorrência cada vez maior de rivais de XR, como a Apple.

No início deste ano, Zuckerberg fez uma análise do Vision Pro em comparação com o headset Quest 3 da Meta, na qual disse: “Não acho apenas que o Quest tenha melhor custo-benefício, acho que é o melhor produto, ponto final”.

Meta Quest 3S

Espera-se que a Meta discuta uma versão mais acessível do headset Meta Quest 3 VR, chamado Meta Quest 3S. Ele poderia potencialmente tornar a tecnologia VR mais acessível a um público mais amplo.

Um vazamento recente de uma listagem de loja sugeriu a existência de um modelo “lite”, embora a Meta ainda não tenha confirmado oficialmente.

Há especulações de que o Meta Quest 3 incluirá o mesmo chip Snapdragon XR2 Gen 2 e câmeras RGB para transmissão XR colorida do Quest 3, mas usará as lentes mais grossas do Quest 2 com uma resolução de tela menor para atingir um preço de US$ 299 para consumidores preocupados com o orçamento.

No início deste ano, a Meta anunciou seu Horizon OS de código aberto, com parceiros como ASUS ROG e Lenovo prontos para criar seus próprios headsets de VR. Eles podem se juntar ao evento no Connect para mostrar seu hardware mais recente, embora ainda não tenha havido um anúncio formal.

Protótipo de óculos AR Orion

Os participantes podem ter um vislumbre antecipado do tão esperado Orion AR Glasses Prototype. Ao contrário dos óculos inteligentes Ray-Ban Stories da Meta, que tendem a focar em recursos de áudio e câmera, os óculos Orion AR são projetados para oferecer experiências AR visuais genuínas com sobreposições digitais que se misturam perfeitamente com a visão do mundo real.

A Meta vem trabalhando nos óculos Orion há quase uma década, no entanto, um produto final para o consumidor ainda pode levar alguns anos. A Meta pode exibir um protótipo inicial no evento para demonstrar seu progresso e encorajar os desenvolvedores a começar a criar aplicativos de RA para a plataforma.

Essa tecnologia usa integração com modelos de IA como o Llama 3.1, para que possa processar dados rapidamente no dispositivo. Ela também usará os modelos de visão do Meta para reconhecer objetos e locais do mundo real.

Chatbots de IA e o metaverso

A Meta está pronta para dobrar a aposta na IA em todos os seus produtos e plataformas. No início deste ano, a empresa apresentou uma prévia de várias inovações em IA, incluindo um assistente de IA projetado para WhatsApp, Instagram e Quest, bem como ferramentas orientadas por IA para edição de imagens e criação de avatares.

Durante o próximo evento, a Meta também deve explorar suas tecnologias de IA conversacional. A plataforma da Meta para criar chatbots de IA sem código, AI Studio, é de particular interesse para desenvolvedores. A empresa também pode destacar desenvolvimentos dentro da família Llama de modelos de IA, possivelmente revelando novas atualizações ou upgrades para modelos existentes.

Também são esperadas atualizações sobre o ecossistema Meta Horizon e os avanços da empresa no desenvolvimento do metaverso, com foco específico no aplicativo Horizon Worlds. A empresa espera integrar avatares na plataforma de VR social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *