Depois de rumores circularem por vários meses, a OpenAI finalmente lançou sua série ‘Strawberry’ de modelos de IA chamada o1.
Este modelo o1 é o que muitos no mundo da tecnologia chamam de Projeto Strawberry. É o primeiro da série a ser compartilhado e foi anunciado por meio de uma postagem de blog no site da OpenAI na quinta-feira (12 de setembro).
A empresa apoiada pela Microsoft diz que a série de modelos de IA foi “projetada para gastar mais tempo pensando antes de responder. Eles podem raciocinar por meio de tarefas complexas e resolver problemas mais difíceis do que modelos anteriores em ciência, codificação e matemática.”
Antes do anúncio, a equipe conduziu uma série de testes com a equipe descrevendo a “próxima atualização do modelo” como sendo capaz de ter um desempenho “semelhante ao de alunos de doutorado em tarefas de referência desafiadoras em física, química e biologia”.
O modelo também foi considerado excelente em matemática e codificação, sendo um grande avanço em relação ao GPT-4o. Em um exame de matemática qualificatório, o GPT-4o resolveu 13% dos problemas corretamente, enquanto o modelo de raciocínio obteve 83%.
O novo modelo ainda não tem os recursos que tornam o ChatGPT útil para o uso diário, como navegar na web para obter informações. A equipe diz que é por isso que eles redefiniram “o contador de volta para 1″ e estão “nomeando esta série OpenAI o1”, pois representa um “novo nível de capacidade de IA”.
Uma versão o1-mini está sendo lançada para desenvolvedores, pois a OpenAI acredita que esta será uma solução mais eficiente, pois é um modelo de raciocínio mais rápido e barato, que é eficaz na codificação. Isto será 80% mais barato do que o o1-preview.
OpenAI o1 resolve um quebra-cabeça lógico complexo. pic.twitter.com/rpJbh8FkAg
— OpenAI (@OpenAI) 12 de setembro de 2024
Quem poderá usar o o1 da OpenAI?
Para usar o o1 do OpenAI, a versão de visualização ou a versão mini devem ser selecionadas manualmente no seletor de modelos.
Os membros que pagam pelo ChatGPT Plus e Team ganharam acesso aos modelos o1 na quinta-feira, com usuários Enterprise e Edu podendo experimentá-los a partir do início da semana que vem.
Desenvolvedores que se qualificam para o nível 5 de uso da API podem começar a prototipar com ambos os modelos na API com um limite de taxa de 20 RPM. Os limites serão aumentados após testes adicionais.
Há planos para apresentar o o1-mini a todos os usuários do ChatGPT, incluindo aqueles no plano gratuito.