OpenAI remove voz de IA comparada a Scarlett Johansson

openai-remove-voz-de-ia-comparada-a-scarlett-johansson
Uma imagem gerada por IA de uma mulher ciborgue

A OpenAI removeu uma das vozes usadas pelo ChatGPT 4o depois que ela foi comparada à atriz Scarlett Johansson e à personagem que ela interpretou no filme Her de 2013.

A empresa norte-americana de pesquisa de inteligência artificial está “trabalhando para pausar” a voz da ‘Sky’ que responde aos usuários do ChatGPT, enquanto aborda a situação em torno da semelhança com a estrela de Hollywood.

Em Her, Theodore (Joaquin Phoenix) se apaixona pela assistente operacional de seu telefone, dublada por Johansson.

A OpenAI publicou uma postagem no blog afirmando que “as vozes da IA ​​​​não deveriam imitar deliberadamente a voz distinta de uma celebridade”, bem como negou que os tons de Sky fossem uma imitação do talento feminino de maior bilheteria de todos os tempos, mas em vez disso “pertencem a um profissional diferente atriz usando sua própria voz natural.

A declaração detalhada descreveu como a empresa “trabalhou em estreita colaboração com a indústria de dublagem para garantir que tomamos as medidas corretas para lançar as (cinco) vozes do ChatGPT”.

Acrescentou que cada ator “recebe uma remuneração acima das taxas de mercado” e “para proteger sua privacidade, não podemos compartilhar os nomes de nossos dubladores”.

No momento, não está claro se a OpenAI removerá permanentemente o Sky como assistente de voz ou se alguma alteração será feita.

A postagem X de Sam Altman evoca suspeitas

Apesar da distância que a OpenAI está tentando fazer entre sua criação e a semelhança com o personagem operador de Johansson em Her, o CEO da empresa, Sam Altman, fez referência ao nome do filme quando revelou o novo modelo GPT-4o em 13 de maio.

Durante uma demonstração dos recursos de conversação avançados e semelhantes aos humanos, a voz sedutora e coloquial da Sky disse a um membro da equipe da OpenAI: “Uau, essa é a roupa que você está vestindo”.

Em resposta a um elogio retribuído, o chatbot disse: “Pare com isso, você está me fazendo corar”.

A funcionalidade adicional ainda não foi disponibilizada para todos os usuários do ChatGPT, mas a empresa disse que os assinantes que pagam por serviços premium serão os primeiros a ter acesso, com muitos usuários já capazes de acessar o GPT-4o.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *