Três amigos criaram sites para apresentar suas marcas e negócios online e resolveram se aventurar nos caminhos do marketing digital para aumentar o tráfego de suas páginas e, consequentemente, atrair o maior número de clientes. Após pesquisas e consultas com especialistas neste ramo, foram orientados a conhecer o SEO.
Pensaram que poderia ser nome de alguém e fizeram buscas na internet seguindo essa referência. Diversos sites indicados pelo Google apareceram e indicaram essa sigla. Encontraram o nome SEO, viram que não se tratava de uma pessoa e decidiram estudá-lo. Ficaram intrigados ao visualizar que ao lado da sigla SEO existiam imagens gráficas de ferramentas.
Novatos no mercado, esses parceiros de trabalho especularam vagamente os significados que representavam aquelas imagens. Consultaram os melhores e confiáveis dicionários e constataram, literalmente, que ferramenta é “um conjunto de instrumentos ou utensílios empregados em um ofício ou artes”.
A associação de instrumentos que simbolizavam trabalho árduo chamou atenção e concluíram que para entender o SEO, era preciso adentrar neste universo do marketing digital, esmiuçar, aprender e colocar em prática suas técnicas. Em pouco tempo, descobriram por que a imagem de ferramentas relacionava-se ao termo: TRABALHO.
Aprovaram as funções e metas, decidiram adotar o SEO e verificaram que o tráfego de seus sites aumentou, entre outros fatores que contribuíram para o desempenho dos mesmos. Por meio deste processo, entenderam duas coisas: que o SEO é um importante conjunto de estratégias voltadas àqueles que atuam com marketing digital e que, a partir daquele dia, não poderiam mais viver sem essa grande ferramenta.
O principal fator que aprendemos com essa história é que o SEO não é tão complicado, é viável e, acima de tudo, necessário para donos de sites ou blogs que desejam aumentar o tráfego de visitantes e clientes.
Um segundo aspecto é que você pode buscar orientações com especialistas nesta área para que te conduzam no caminho acessível em que apresentarão formas de trabalhar, analisar e empregar essas estratégias. Pesquise ferramentas de análise de SEO em sites de renomados profissionais em marketing digital e veja o que indicam.
Mas, afinal, o que é o que significa SEO que este artigo tanto destacou? Bem, se até esse instante ainda restam dúvidas, este texto esclarecerá, ao pé da letra, seu sentido, mostrará a importância dessa ferramenta e o que pode proporcionar ao seu site, blog ou negócio online.
Em primeiro lugar, SEO é a sigla de “Search Engine Optimization”, cuja tradução seria “Otimização para Ferramentas de Busca”. Neste sentido, trata-se de uma associação de táticas em que o objetivo é apresentar os sites de maneira mais fácil nos rastreadores de busca da internet para que, desse modo, determinada página fique em uma boa posição.
Quando seu site é um dos primeiros a serem indicados pelos mecanismos de busca, ele poderá obter mais visualizações e visitas por meio de buscas orgânicas, aquelas que não são pagas. Desta forma, você também poderá atrair mais clientes, leitores e interessados em sua marca ou seu produto.
Existem inúmeras ferramentas de SEO que você pode utilizar, como Google Analytics, Google Trends, WooRank, Mozbar, Keyword Planner, entre outras, cada qual com sua especificidade. No entanto, antes de utilizar esses recursos, o indicado é que você saiba o que deseja e o que considera que necessita melhorar em seu site ou blog.
Você é Quem Utiliza as Ferramentas
Mesmo que a internet e o universo do marketing digital tenham desenvolvidos métodos para facilitar sua vida por meio de instrumentos bacanas e viáveis, saiba que quem conduz e utiliza as ferramentas é você.
Sem um bom gerenciamento, planejamento, propostas objetivas, clareza em suas metas, você pode não atingir o que deseja. Assim, empregue essas estratégias e tenha uso das ferramentas necessárias.
Se você já fez pesquisas sobre essas táticas apontadas acima e por especialistas nesta área, é hora de projetar suas metas. A consulta por sites de profissionais neste ramo que adotaram o SEO e deram certo é uma das melhores dicas. Isso porque o caso deles pode ser exemplo para você.
Alguns deles, inclusive, disponibilizam, em sua página, ferramentas de análise de SEO nas quais você incluiu o link de seu site ou blog e, após pesquisa, é elaborado um relatório para que saiba os passos que deve seguir para melhorar seu desempenho.
Em seguida, comece com uma ferramenta de cada vez. Você pode iniciar com o Google Analytics, a mais conhecida de todas e que reúne uma grande quantidade de dados detalhados e de alto nível, ou o Woorank, uma ferramenta prática que, além da análise de SEO, também disponibiliza um relatório.
O universo do SEO é muito amplo e um artigo apenas é pouco para explicá-lo e, ainda, demonstrar como você pode utilizá-lo. Em outras palavras, a relevância deste texto está, digamos, essencialmente em estimulá-lo a empregar essas táticas. Comece a seguir esses passos e projete os bons resultados que virão.