Como escrever bem para o SEO – Texto e Contexto, da palavra-chave à semântica.

Como escrever bem para o SEO não é um assunto bem explorado, mas muito mal conduzido. Vamos falar sobre a forma de escrever para se atingir bons resultados com SEO no Google. Texto e Contexto: a contextualização dos buscadores Pois é, está aí uma coisa que deve ser entendida. O significado desse título é mais

Como escrever bem para o SEO não é um assunto bem explorado, mas muito mal conduzido. Vamos falar sobre a forma de escrever para se atingir bons resultados com SEO no Google.

Texto e Contexto: a contextualização dos buscadores

Pois é, está aí uma coisa que deve ser entendida. O significado desse título é mais do que pensar em um texto coeso, com boa estruturação e voltado para um público alvo específico, até porque isso soa meio obvio. Mas vai além. Você já reparou como a web ainda é poluída por sites onde as palavras-chave são mal colocadas em seus textos e títulos?

Volta e meia a gente se depara com aquele site que fala a mesma palavra-chave umas 10 vezes, do mesmo jeito (igualzinha mesmo!) em tudo que é . Não estou nem falando do puro Keyword Stuffing, mas de sites normais, onde o dono do site acha que quanto mais palavras-chave colocar, melhor ficará no ranking.

Nessas horas é que o seu conhecimento vai fazer a diferença. Hoje os buscadores são muito mais inteligentes e já não basta saber direcionar e contextualizar o leitor. Mais do que isso, temos que saber contextualizar os buscadores. A ideia é saber explorar de formas diferentes as palavras-chave e assim desenvolver o conteúdo relevante.

Antigamente as estratégias eram mais engessadas, muitas vezes focadas em um termo de busca. Mas nos dias de hoje, com o SEO crescendo muito, a ideia é mostrar ao buscador que você é especialista em determinado assunto.

Webwriting

Webwriting, basicamente, é um conjunto de estratégias para desenvolver um texto com um conteúdo estrategicamente escolhido, que chame a atenção do usuário.

O que acontece é que não é só ir lá e escrever. Você deve focar na estratégia e em uma forma de contextualizar a palavra chave no seu texto.

1. Faça um Brainstorm

Isso é essencial, se você procura uma forma de otimizar seu site para um termo definido de forma contextualizada, essa é uma grande sacada. Ao se definir um tema (que também pode ser feito pelo brainstorm) você pode levantar tópicos interessantes dessa forma.

2. Estude, pesquise e tenha embasamento.

Saber o que falar nem sempre é o desafio, mas saber sobre o que você vai falar é, de fato, muito importante. Seja o cara naquilo que você quer passar, domine o assunto. Não é legal escrever um artigo ou produzir um conteúdo para o seu site sem qualidade.  Portanto, estude muito, pesquise muito e tenha embasamento.

3. Planejamento

Uma fase legal! Aqui é onde você vai ditar as regras, escolher como distribuir o conteúdo. Pense em imagens relacionadas (sempre com boa qualidade, por favor). Você também pode pensar em vídeos e enriquecer seus tópicos e/ou parágrafos estrategicamente, deixando o conteúdo mais atrativo e interessante.

Dicas para imagens

  • Procure imagens de alta qualidade.
  • Utilize imagens que realmente tenham a ver com o assunto. Seja responsável nessa escolha ;-).
  • Renomeie arquivo utilizando a palavra chave. Faça isso sem inventar, use a keyword mas em um contexto que represente bem a imagem.
  • Insira as imagens relacionadas no seu texto perto dos parágrafos que tratam do assunto.
  • Utilize legendas.
  • Cite os direitos autorais.

Dicas para o texto

  • Utilize listas em seu texto. É intuitivo e chama a atenção do usuário.
  • Parágrafos curtos  bem espaçados e com um fundo leve. Não cansem o usuário antes mesmo de ele começar a ler.
  • Seja objetivo.
  • Fuja de especificações.
  • Utilize a técnica da pirâmide invertida!

Dicas para vídeos

  • Utilize vídeos não muito longos.
  • Utilize texto junto ao vídeo, não deixe sozinho na página.
  • Tente utilizar vídeos com boa qualidade.
  • Faça as marcações de Rich Snippet para conteúdo de vídeo:

Para saber mais, visite o help da Google para Rich Snippets e Marcação dedados estruturados

Agora é hora de escrever e ser feliz. Vamos às estratégias:

Contextualização da palavra chave

Como eu falei lá no início do artigo, é complicado ficar manipulando o texto em função de uma keyword. Por isso a ideia da contextualização. Não utilize diversas vezes a mesma palavra chave em um texto ou parágrafo. Claro que você fará o básico de coloca-la em no seu H1, nos atributos alt das imagens (sem exageros), no título da sua página, entre outras. Mas no texto é diferente. Supondo que você quer otimizar Locação de Brinquedos.

Neste caso, você poderia variar a palavra chave e criar o contexto de forma bem legal, por exemplo:

  • Locar brinquedos.
  • Brinquedos que geralmente são locados.
  • Locação.
  • Brinquedos.
  • Aluguel de brinquedos.
  • Brinquedos alugados.
  • Pula pula para crianças.

Assim você consegue criar um texto legal, evidenciando e contextualizando a palavra chave. Veja:

Esses dias a Dani publicou um artigo aqui falando de semântica, muito legal e ela colocou muito bem o quanto as pessoas não escrevem o HTML da forma correta. No SEO o impacto disso pode ser devastador, pois o google presta muita atenção no seu código. E ajuda-lo (fazer a sua obrigação, na verdade!) pode ser um caminho mais curto e correto.

Utilize Strong para dar importância aos trechos mais importantes. Crie um padrão para botões e links. Estruture a navegação interna do site. Faça isso, mas faça de forma inteligente e bem feita. Faça o uso da Tag para mostrar ao buscador a sua navegação. Assim ele poderá ver que você se esforçou na montagem da arquitetura do site!

Utilize listas e utilize para escrever subtítulos (lembrando que o título principal é o ).

Muitas vezes você tem um bom texto, um conteúdo de qualidade, mas não escreve direito o HTML da página. Com isso você deixa de usufruir da inteligência dos buscadores, que vão ler os dados estruturados, os alt texts das imagens, entre outros.

A sacada aqui não é ter um código validado pelo W3C, e sim algo correto, que melhore a usabilidade da página e escancare para o buscador um conteúdo bem feito.

Conclusão

Conheçam bem o HTML, ou passem isso para alguém que sabe e oriente a sua equipe ou você mesmo a focar na qualidade, não na quantidade. Seja o mestre no assunto, entenda daquilo que você escreve. Seja objetivo e convincente para passar conteúdo relevante. Muita gente sabe muito, mas não transmite da forma correta. Seja criativo e lembre-se: Não especifique, conte uma história!

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