Estive na abertura do Webbr 2012. Evento promovido pelo W3C Brasil sobre uma série de assuntos incluindo: HTML 5, Semântica, Realidade Aumentada, SEO, Empreendedorismo e outros assuntos ligados a Open Web Platform.
A abertura foi interessante. Anotei algumas coisas da palestra inicial feita pelo Luli Radfahrer.
- Contexto. Tudo depende do contexto. As informações que carregamos e que outras pessoas carregam depende do contexto em que elas se encontram.
- Mito. Cuidado com os mitos da desinformação.
- A indústria fonográfica não quebrou, ela se reconfigurou. Ela entendeu que era uma música de música e não de disco de plástico (CD).
- Outras indústrias como a de TV e do Jornal não entenderam seus mercados e como eles foram modificados.
- Onde você ouviu primeiro sobre Barack Obama? E sobre Gripe Aviária? Atualmente você não tem uma fonte de informação apenas e não tem apenas uma fonte de informação relevante.
- A indústria médica vai mudar furiosamente por conta das novas tecnologias focadas no usuário e que resolvem problemas reais.
- Passamos por 6 internet:
- A Arpa Net
- A internet do modem
- A internet da banda larga que possibilitou um boom na criação de conteúdo
- Aplicativos deixam de ser apenas de firmas grandes e se tornam de qualquer um
- A quinta internet é a internet da núvem.
- É a internet da “geladeira com internet”
- A experiência é cada vez mais integrada. A rede é quase invisível.
- A cada nova tecnologia hoje é uma peça que permite que outras tecnologias apareçam
- Ninguém leva a sério novas tecnologias até quando não se pode mais ignorá-las.
- Há muito conteúdo. Precisamos de filtros.
- Os 12 maiores sites dos EUA ocupam 97% da rede.
- Facebook e Google querem substituir a internet? Muitas vezes a sua experiência da internet é resumida no Facebook ou outros serviços.
- Número: o que significam?
- 2 Bilhões de pessoas online
- 5.3 bilhões com celulares
- O mercado de mobiles cresce 8 vezes mais rápido do que o de PCs.
- Amazon: 180 livros em kindle para cada edição capa dura.
- Priceline.com: 82% reservaram hotéis a um dia da viagem. 58% a 20 milhas do hotel.
- Paypal.com: mais de 230 milhões de contas ativas em 190 mercados.
- Facebook: 1 bilhão de usuários. 30 bilhões de conteúdos compartilhados por mês.
- O brasileiro é o internauta que mais tem a maior média de amigos online: 481. Já o Japão tem a média de 29.
- A cada dia joga-se o equivalente a 125 anos de Angry Birds.
- O telefone é muito mais que um instrumento de comunicação é um instrumento de acesso. Acesso ao ser humano.
- Pensar em um produto diferente. Um produto mais específico, mas diferente, que não faça tudo.
- Pense em tecnologias fora do seu ambiente convencional.
- Como se preparar para mudanças exponenciais?
- Observe os Generalistas e Pragmáticos… Não dá para competir com bases de dados intercalados, complexas e referenciadas.
- Observe transparência e auditoria… O interese público é cada vez mais público.
- Observe: Personal Hacking… Muito além da nutrição, cosmética, tatuagem e musculação.
- Observe Objetos Inteligentes. Qual é a sua relevância?
- Observe sobreposição do real e virtual. A separação é cada vez mas irrelevante.
- Envelopamento. A fonte da notícia ou da informação é cada vez menos visível
- Estrutura de trabalho e consumo. O número de tarefas incompletas tende a aumentar
- Moedas digitais e trocas. O Fim definitivo do papel-moeda.
- Apontar e saber. Como crianças de seis anos.
- Curadoria. É mais importante do que o conteúdo gerado pelo usuário.
- Faça você mesmo. De cozinha a mashups, de costura a Arduíno, de jardinagem a reformas.
- As grandes empresas se espelham nas pequenas.
- O Kinect deu certo por que é hackeável. É acessível para qualquer maluco que queira criar algo novo.
- Informação deve ser contextualizada. Informação deve ser reutilizada. Hoje trabalhamos mais com informação do que com um produto físico.
- Somos mais ricos que um rei do século 19 por conta do acesso a novas tecnologias e informações
- Precisamos de transparência de todos os produtos e serviços que utilizamos na vida. Por exemplo, cartões de crédito.