Web.br 2012 – Abertura

Estive na abertura do Webbr 2012. Evento promovido pelo W3C Brasil sobre uma série de assuntos incluindo: HTML 5, Semântica, Realidade Aumentada, SEO, Empreendedorismo e outros assuntos ligados a Open Web Platform. A abertura foi interessante. Anotei algumas coisas da palestra inicial feita pelo Luli Radfahrer. Contexto. Tudo depende do contexto. As informações que carregamos

Estive na abertura do Webbr 2012. Evento promovido pelo W3C Brasil sobre uma série de assuntos incluindo: HTML 5, Semântica, Realidade Aumentada, SEO, Empreendedorismo e outros assuntos ligados a Open Web Platform.

A abertura foi interessante. Anotei algumas coisas da palestra inicial feita pelo Luli Radfahrer.

  • Contexto. Tudo depende do contexto. As informações que carregamos e que outras pessoas carregam depende do contexto em que elas se encontram.
  • Mito. Cuidado com os mitos da desinformação.
  • A indústria fonográfica não quebrou, ela se reconfigurou. Ela entendeu que era uma música de música e não de disco de plástico (CD).
  • Outras indústrias como a de TV e do Jornal não entenderam seus mercados e como eles foram modificados.
  • Onde você ouviu primeiro sobre Barack Obama? E sobre Gripe Aviária? Atualmente você não tem uma fonte de informação apenas e não tem apenas uma fonte de informação relevante.
  • A indústria médica vai mudar furiosamente por conta das novas tecnologias focadas no usuário e que resolvem problemas reais.
  • Passamos por 6 internet:
    1. A Arpa Net
    2. A internet do modem
    3. A internet da banda larga que possibilitou um boom na criação de conteúdo
    4. Aplicativos deixam de ser apenas de firmas grandes e se tornam de qualquer um
    5. A quinta internet é a internet da núvem.
    6. É a internet da “geladeira com internet”
  • A experiência é cada vez mais integrada. A rede é quase invisível.
  • A cada nova tecnologia hoje é uma peça que permite que outras tecnologias apareçam
  • Ninguém leva a sério novas tecnologias até quando não se pode mais ignorá-las.
  • Há muito conteúdo. Precisamos de filtros.
  • Os 12 maiores sites dos EUA ocupam 97% da rede.
  • Facebook e Google querem substituir a internet? Muitas vezes a sua experiência da internet é resumida no Facebook ou outros serviços.
  • Número: o que significam?
  • 2 Bilhões de pessoas online
  • 5.3 bilhões com celulares
  • O mercado de mobiles cresce 8 vezes mais rápido do que o de PCs.
  • Amazon: 180 livros em kindle para cada edição capa dura.
  • Priceline.com: 82% reservaram hotéis a um dia da viagem. 58% a 20 milhas do hotel.
  • Paypal.com: mais de 230 milhões de contas ativas em 190 mercados.
  • Facebook: 1 bilhão de usuários. 30 bilhões de conteúdos compartilhados por mês.
  • O brasileiro é o internauta que mais tem a maior média de amigos online: 481. Já o Japão tem a média de 29.
  • A cada dia joga-se o equivalente a 125 anos de Angry Birds.
  • O telefone é muito mais que um instrumento de comunicação é um instrumento de acesso. Acesso ao ser humano.
  • Pensar em um produto diferente. Um produto mais específico, mas diferente, que não faça tudo.
  • Pense em tecnologias fora do seu ambiente convencional.
  • Como se preparar para mudanças exponenciais?
    • Observe os Generalistas e Pragmáticos… Não dá para competir com bases de dados intercalados, complexas e referenciadas.
    • Observe transparência e auditoria… O interese público é cada vez mais público.
    • Observe: Personal Hacking… Muito além da nutrição, cosmética, tatuagem e musculação.
    • Observe Objetos Inteligentes. Qual é a sua relevância?
    • Observe sobreposição do real e virtual. A separação é cada vez mas irrelevante.
    • Envelopamento. A fonte da notícia ou da informação é cada vez menos visível
    • Estrutura de trabalho e consumo. O número de tarefas incompletas tende a aumentar
    • Moedas digitais e trocas. O Fim definitivo do papel-moeda.
    • Apontar e saber. Como crianças de seis anos.
    • Curadoria. É mais importante do que o conteúdo gerado pelo usuário.
    • Faça você mesmo. De cozinha a mashups, de costura a Arduíno, de jardinagem a reformas.
    • As grandes empresas se espelham nas pequenas.
  • O Kinect deu certo por que é hackeável. É acessível para qualquer maluco que queira criar algo novo.
  • Informação deve ser contextualizada. Informação deve ser reutilizada. Hoje trabalhamos mais com informação do que com um produto físico.
  • Somos mais ricos que um rei do século 19 por conta do acesso a novas tecnologias e informações
  • Precisamos de transparência de todos os produtos e serviços que utilizamos na vida. Por exemplo, cartões de crédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *