2012

Os últimos dois meses foram de perder o fôlego para mim. Eu saí da empresa que eu criei a mais ou menos 6 anos com um amigo de infância e decidi seguir outros caminhos. Não vou dizer que foi fácil porque você deve saber que não foi. Mas sei que foi bom. Hoje eu ainda

Os últimos dois meses foram de perder o fôlego para mim. Eu saí da empresa que eu criei a mais ou menos 6 anos com um amigo de infância e decidi seguir outros caminhos. Não vou dizer que foi fácil porque você deve saber que não foi. Mas sei que foi bom. Hoje eu ainda faço parte de uma start-up de Fluxo de Caixa Online e outra empresinha que provavelmente vou fundir com o Tableless. Acho que esse meu lado empreendedor não morrerá tão cedo. O que é bom. Como essas duas empresas não tomam 100% do meu tempo, estou entrando a partir do dia 02 na Locaweb sendo o responsável por estruturar o processo de desenvolvimento client-side para os seus serviços e projetos. Sorte para mim e três vivas para o time Locaweb que me acolheu muito bem! 😉

Eu criei o Tableless a mais ou menos uns 8 anos. Ele começou como um simples blog no saudoso cjb.net. Depois eu migrei para o .kit.net. Então ganhei o domínio .com.br na época em que trabalhava na Atípico. E a partir daí tudo mudou. A minha ideia inicial era compartilhar meus estudos e mostrar para outros profissionais o que eu estava aprendendo. O que eu não sabia era que uma comunidade cresceria em volta e que juntos mudaríamos a forma com que fazíamos web no Brasil.

Durante muito tempo eu mantive este site sozinho. Não porque ninguém queria ajudar, pelo contrário, porque eu não queria que ninguém encostasse no “meu bebê”. Nunca foi fácil para mim deixar algo que construí nas mãos de outras pessoas. Mas eu percebi que o site não ia muito longe se eu continuasse centralizando todas as tarefas. Foi aí que eu decidi aceitar a ajuda de pessoas mais capazes que  eu. Então o Alysson, a Talita, a Thaiana, o Davi, o Paulo e posteriormente o Keppelen e o Moacyr apareceram para salvar a pátria. Gente fera, com opiniões fortes e que representa muito bem o nome deste site quando estão por aí falando sobre Padrões.

Mas ainda existia o nosso Twitter que estava precisando de atenção. Decidi então, depois de muito pensar, abrir para mais 2 pessoas me ajudarem a levar links interessantes para a comunidade, para isso contei com a agilidade do Luiz e do Henrique, que twitam links que eu nunca teria encontrado.

E claro, não podia esquecer do Gui, Felquis, Riccardo e Deivid que estão lá, cuidando do nosso fórum, fazendo com que as dúvidas de diversos desenvolvedores sejam respondidas.

Depois que tomei estas decisões o site cresceu demais. Não tenho nem como agradecer a não ser aqui, em público: muito, muito obrigado galera. Eu seria um nada sem vocês. Segurar tudo isso aqui é muito mais fácil quando há pessoas inteligentes e dispostas como vocês. Aposto que não é somente eu que agradeço, mas toda a comunidade que envolve este site. Obrigado e meus parabéns.

Outro ponto que eu deveria resolver era sobre a colocação de publicidade no site. Eu nunca gostei de fazer isso e muitos leitores reclamavam. O problema é que um site gera despesas. Estas despesas vão desde o tempo gasto até o servidor… Quem paga por isso?

Resolvi então inserir alguns blocos de banners para gerar alguma renda. Estamos terminando agora o livro do Tableless. Paguei a editoração básica do livro com o dinheiro gerado com propaganda no Twitter feito via seeding da Boo-box.

A partir de agora, quero profissionalizar cada vez mais o site, de forma que consigamos chegar mais longe. O ano de 2012 vai ser diferente. Graças a você, desenvolvedor sedento por informação de qualidade e com vontade de mudar ao seu redor, estamos nos mobilizando para fazermos cada vez melhor. Obrigado por estar conosco o tempo inteiro e obrigado por nos fazer crescer. Por nos mostrar onde erramos e principalmente quando acertamos. Não posso deixar de cobrá-lo: divulgue nosso site. Não porque eu quero que as vistas aumentem, mas porque eu sei que tem um monte de desenvolvedores por aí que precisam ouvir sobre boas práticas de client-side. Essa evangelização só pode ser bem feita por você.

O ano que vem vai ser grande. O ano que vem vai ser de tirar o folêgo, de novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *