Mas quando o assunto é montar seu próprio negócio, surgem muitas duvidas por onde começar e quais seriam os passos a serem dados para que esse objetivo se torne realidade.
Pra quem se empenha em fazer o dever de casa, é possível criar e manter uma empresa saudável e competitiva no mercado, principalmente se tratando de uma empresa de tecnologia, área tão visada e explorada atualmente.
Realizando uma pesquisa nos principais sites de empreendedorismo, pude criar uma lista de 9 principais dicas para te ajudar a alavancar essa ideia encubada na cabeça:
1 – Faça Suas Apostas Baseando-se na Experiência de Mercado
Talvez a ideia seja boa, mas pode acontecer de você não ter a mínima noção de como desenvolver o produto ou que tipo de tecnologia usar para desenvolvê-lo. Na falta de experiência na área, o jeito é conhecer alguém ou um sócio que possa te ajudar com experiência e conhecimento ou buscar serviços de empresas de consultoria especializadas no ramo desejado.
2 – Esteja Preparado
Não adianta querer saber o quadrado da hipotenusa sem antes saber qual é o quadrado dos catetos. A busca de conhecimento e capacitação devem ser uma das principais metas a serem cumpridas. Investir em cursos de capacitação e eficiência ajuda a enfrentar os obstáculos com mais determinação e com maior capacidade e rapidez na hora de tomar decisões importantes, identificar problemas e solucioná-los da maneira mais rápida e econômica possível.
3 – Planeje Primeiro
“Se não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve” já dizia o Gato de Cheshire em Alice no País das Maravilhas. Este provavelmente seja um dos principais motivos que levam empresas novas ao “falecimento” precoce, a deficiência na hora de planejar. Trace metas, crie planos de negócio que agreguem valor ao seu produto, pesquise o que há no mercado atualmente antes de qualquer coisa, para não correr o risco de se engajar em algo que já não é mais novidade e que não seja um diferencial que chame a atenção de possíveis clientes ou investidores.
4 – Prepare-se para Investir
é muito importante ter consciência de que uma hora ou outra você vai ter que gastar dinheiro. Para isso, definir uma estrutura operacional e financeira para a empresa é uma maneira de evitar jogar dinheiro fora. Estudar provisões rentáveis da empresa, investimentos e custos vai ajudar muito o negócio nos primeiros anos de vida, fazendo com o que o motor dos negócios não fique sem gasolina e que o barco da empresa não fique à deriva. Tenha em mente custos com serviços de terceiros, contratações de funcionários, marketing, etc.
5 – Agregue Valores ao Seu Produto
Faça a si mesmo as seguintes perguntas: “O que faria um cliente se interessar pelo meu produto?”, “Como eu posso ganhar a preferência das pessoas?”. Saber a resposta para essas perguntas é muito importante, pois facilita a identificação do seu público alvo e irá ajudar na hora de implementar novas estratégias e regras de negócio.
6 – Saiba Diferenciar o Que é Seu e o Que é da Empresa
Como já dizia o velho e conhecido “refrão”, não confunda “centavos novos” com “sentar nos ovos”. Saiba diferenciar suas finanças e despesas pessoais com as da empresa. Seguir a risca um cronograma financeiro de pagamentos de funcionários e contas da empresa irá ajudar a economizar o capital e a não desperdiçar dinheiro. Incluir-se no quadro de pagamento dos funcionários e manter datas fixas de pagamentos são boas maneiras de evitar gastar dinheiro à toa.
7 – Prepare-se para Despesas Não Planejadas
Apesar de você manter um bom planejamento e controle sobre o dinheiro, haverá sempre despesas que não foram previamente incluídas no orçamento inicial. Estar preparado para gastos não planejados como compra de novos equipamentos (por necessidade ou por falha/defeito), oportunidades de última hora que exigem investir dinheiro, irá manter a empresa e os negócios nos trilhos.
8 – Procure Saber Exatamente Onde Investir
Não adianta também ter dinheiro e não saber o que fazer com ele. Geralmente é o que acontece com a maioria dos empresários e empreendedores. Procure priorizar a capacitação dos funcionários da empresa, estratégias de marketing e a estrutura da empresa, pois são coisas referentes diretamente ao cliente e a manutenção e ao contínuo funcionamento da empresa.
9 – Mantenha a Calma e Não Seja Ansioso
Não deixe que o nervosismo e a ansiedade atrapalhe os negócios e prejudique seu produto ou serviço antes mesmo de ser conhecido pelos seus clientes. Pode ser que os resultados demorem a aparecer, mas não deixe que isso prejudique sua vontade de trabalhar, atrapalhe a busca por novos conhecimentos e vontade de inovar.
Seguindo estas dicas, tenho certeza que o sucesso do novo empreendimento estará mais próximo de ser alcançado.
Boa sorte e bons negócios!