Você que é do tempo do html feito somente em tabelas, acompanhou das mudanças dos padrões web ou senão conheceu essa época, mas mesmo assim sofreu muito com o IE6, acredite, montar E-mail Marketing é um pouco pior que isso tudo junto. Mas calma, deixarei algumas dicas e boas práticas, evitando assim muito do seu sofrimento.
Em resumo: E-mail Marketing é uma estratégia muito eficiente e útil para manter os visitantes ligados ao site e aumentar a taxa de conversão, mas isso tudo não tem resultado se sua newsletter chega quebrada ou mesmo se for direto para a caixa de SPAM.
Na montagem desse html não adianta seguir as melhores práticas de padrões web. Os clientes de e-mail não aceitam muitos dos atributos do CSS e nem conhecem as novas tags do HTML5.
HTML:
E-mail Marketing é pura tabela. Tabelas são chatas, mas nesse caso, são a única saída por enquanto.
Utilize sempre o atributo valig=”top”.
Sobre os tipos de Doctype suas diferenças de renderização, vocês podem conferir 3 testes realizados pelo site Campaign Monitor.
CSS
Evite usar CSS externo. Alguns clientes de e-mail não aceitam. Tanto no HEAD, quanto no BODY.
Utilize CSS inline (direto no elemento), porém não abuse de propriedades como position, float e etc…
Alguns atributos de fontes funcionam em todos os clientes de e-mail, assim como: cores, line-height, font-size, entre outros.
Não use style=”color: #fff”;
Use style=”color: #ffffff”;
Use sem medo o atributo border:
Veja a tabela de atributos CSS suportados por diversos clientes de e-mail.
https://www.campaignmonitor.com/css/
Imagens
- Todas as imagens devem ter display:block, assim evita que o Gmail e o Hotmail acrescentem um espaçamento entre elas.
- Utilize url absoluta da imagem em seu html, além da sua altura e largura.
- Não use imagens com extensão PNG que possuem áreas transparentes, pois não são aceitas em versões do outlook anteriores a 2007, pois seu render engine é o mesmo que o do IE6, que não suporta PNG transparente. As áreas que deveriam ser transparentes são exibidas em cinza.
- O atributo ALT oferece um texto alternativo quando alguma imagem não carrega ou não pode ser visualizada. Esse atributo é muito usado para melhorar a acessibilidade de uma página na web e principalmente de um email marketing, já que muitos clientes de email bloqueiam as imagens enviadas por remetentes desconhecidos do destinatário. Nesta situação, a função do atributo é facilitar a “pré-leitura” para o usuário. O atributo alt pode ser formatado para a leitura ficar mais organizada.
- Não que seja proibido, mas evite user gifs animados.
Javascript e Flash
Parece meio óbvio, mas nunca utilize Javascript ou Flash. Estes são bloqueados pelos anti-virus dos principais provedores.
Confira mais dicas e boas práticas para o desenvolvimento do seu e-mail marketing:
- O ideal é que o layout não ultrapasse 600px de largura, assim evita rolagem horizontal.
- Use a ferramenta slice do Photoshop e faça recortes em blocos horizontais.
- Evite mesclar colunas e linhas pelos atributos rowspan e colspan, ja que eles não são suportados pelo Microsoft Outlook 2007. Isso irá prejudicar a renderização correta da mensagem. (nesse caso use tabela dentro de tabela).
- Para otimizar a entrega das mensagens, desenvolva o código HTML para que tenha até 30 kb. (evita pontuar no ranking de spam)
- Não esqueça de preencher a tag do documento HTML. Muitas ferramentas antispam verificam o conteúdo desta tag e, caso ela esteja vazia ou preenchida com expressões suspeitas, sua mensagem pode ser pontuada como spam.
- Se usar imagens de fundo para o corpo da mensagem, através de css inline background-image, saiba que elas não serão visualizadas por destinatários que utilizam Outlook e Hotmail, a solução é usar tambem background-color :#corSolida (cor próxima da imagem) pra não fugir muito do layout, usando assim o conceito “Progressive Enhancement“.
- Para remover um sublinhado basta usar css inline: style=”text-decoration: none;” direto no link.
- Existem diversas palavras que devem ser evitadas no corpo do e-mail, caso ao contrário ele irá direto para a caixa de spam.
Conheça algumas delas: https://emailmarketing.virtualtarget.com.br/dicas/quais-as-palavras-que-devem-ser-evitadas-no-email-marketing.
- Teste seu template em diversos clientes de email.
Ao criar um site, qualquer desenvolvedor deve testá-lo em vários navegadores. Para email marketing isso não é diferente, os destinatários usam uma ampla variedade de clientes de email e, você deve desenvolver um template que seja perfeitamente visualizado na maioria deles.
– Ferramenta gratuita para enviar e-mails.
https://putsmail.com
– Ferramenta paga, porém muito útil, ele testa seu html em todos os clientes de e-mail e retorna um print.
https://litmus.com/
- Mesmo que seu html esteja lindo e perfeito, ele pode cair no SPAM.
Conheça a tabela de regras antispam.
https://emailmarketing.virtualtarget.com.br/uploads/2008/04/tabela_de_pontos1.pdf
Veja os clientes de e-mail mais utilizados:
Para aprofundar-se melhor sobre o assunto, segue links de referências: