Criando um blog com Octopress e Github Pages

Já faz pouco mais de uma semana que venho estudando o Octopress para o desenvolvimento do meu blog. Hoje vou mostrar como iniciar seu blog utilizando essa ferramenta e falar um pouco sobre como está sendo a experiência de criar um blog totalmente estático, sem a necessidade de um server-side. O Octopress é um framework

Já faz pouco mais de uma semana que venho estudando o Octopress para o desenvolvimento do meu blog. Hoje vou mostrar como iniciar seu blog utilizando essa ferramenta e falar um pouco sobre como está sendo a experiência de criar um blog totalmente estático, sem a necessidade de um server-side.

O Octopress é um framework criado por Brandon Mathis com o Jekyll, que é uma ferramenta Ruby para gerar sites estáticos a partir de templates HTML, CSS, Javascript, arquivos de configurações e markdowns. Também possui algumas tarefas automatizadas com o rake, para criar, novos posts, gerar o conteúdo estático, fazer deploy, etc. Eu nunca havia trabalhado com esse tipo de ferramenta e achei bem interessante essa ideia, porém o Octopress é totalmente voltado pra blogs e nesse pouco tempo de uso já senti algumas limitações, estou começando a cogitar a ideia de criar uma ferramenta dessas pra abranger outros segmentos além de blogs, mas isso é uma história para outro post. Bom, chega de blá, blá, blá e vamos pra prática!

Como instalar

Antes de começar, certifiquem-se que vocês possuem instalado o ruby – versão > 1.9.3 e git.

Agora basta fazer clone do repositório do Octopress e adicionar o nome do blog no final do comando. No nosso exemplo vamos utilizar “blog-zueiro”:

Dentro da pasta “blog-zueiro”, execute os seguintes comandos:

Pronto, temos toda a estrutura do nosso “blog-zueiro” pronta.

Rodando no localhost

Para visualizar nosso blog localmente, basta executar:

aeee, agora podemos visualizar nosso “blog-zueiro” acessando https://localhost:4000.

Configurações básicas:

Uma das grandes vantagens que notei no Octopress, é a parte de customizar seu blog através do arquivo de configurações, que fica em “/_config.yml”.

dica: os assides são componentes que ficam exibindo na lateral do blog, como o “Recent Posts” que ficam no diretório source/_includes/assides, lá você pode modificar , como por exemplo trocar os títulos pra português, ou alterar a estrutura do html e inserir novos códigos ruby para customizar seu asside.

Caso você queira criar novos assides, basta criar um novo arquivo em source/_includes/custom/assides/ e adicionar ele no default_assides do arquivo _config.yml.

Primeiro post

Legal, temos nosso blog configurado e rodando localmente mas ainda não tem nenhum conteúdo. O Octopress fornece uma rake task para automatizar a criação de postagens. Então vamos lá, vamos criar nossa primeira postagem com o título “começando a zueira na net”:

Com isso, foi gerado um arquivo .makdown dentro da pasta “blog-zueiro/source/_posts” com o seguinte aspecto:

layout: é referente ao layout que ele vai usar pra página. Esses layouts ficam dentro da pasta “blog-zueiro/source/_layouts”, caso você queira, pode criar seu próprio layout dentro dessa tela e alterar o markdown para utilizar ele.

titulo: é o titulo do post

data: é a data de criação

comments: é se o seu post vai ter comentários ou não (true | false)

categories: são as categorias relacionadas ao seu post, por exemplo:

author: é o autor do post

Agora basta escrever nosso post:

dica: existem vários editores de arquivos markdown que facilita na hora de inserir links, imagens, etc. Teve dois que eu utilizei e gostei bastante que é o https://stackedit.io e o https://mouapp.com

Deploy para o GithubPages

Ótimo, já temos a estrutura do nosso blog pronta, já criamos nosso primeiro post, agora quero mostrar pro meus amigos, afinal, de que adianta eu ter um blog que só eu vejo???

Pra colocar nosso blog no ar, vamos utilizar o Github Pages que é suportado nativamente pelo Octopress e a hospedagem é free.

Primeiro acesse sua conta no github.com e crie um repositório com o seguinte padrão: username.github.io.

Então se seu username for joseh, o repositório deverá se chamar: joseh.github.io.

Volte novamente pro terminal e execute:

Nesse momento ele vai pedir pra você inserir o repositório do github, o que a gente criou agora pouco: https://github.com/joseh/joseh.github.io.git

e em seguida:

agora você pode visualizar seu blog no endereço joseh.github.io, lembrando que algumas vezes podem levar até 10 minutos pro github disponibilizar seu site online.

possíveis problemas: caso sua pagina não esteja online depois de 10 min, verifique se o seu repositório esta no padrão correto: username.github.io, inclusive respeitando maiúsculas e minúsculas.

No meu caso, meu usuário é diRex, então meu repositório teve que ficar diRex.github.io. Se estiver errado, renomeie seu repositório pelo github e execute novamente o rake setup_github_pages pra configurar o repositório com o novo nome.

dica: o Octopress já vem com dois branches configurados, um master, onde vai ficar os arquivos de produção do blog e um source, onde ficam, obviamente, o source do seu projeto. Então, quando for atualizar o source do seu projeto no github…:

e pra baixar as atualizações do source em outra máquina:

Socializando nosso blog

Nesse mesmo arquivo _config.yml temos algumas configurações que permitem adicionar algumas interações com as redes sociais:

Github

Twitter

Google Plus

Pinboard

Delicious

Disqus Comments

Disqus é uma plataforma de comentários, caso você não preencher o short name do disqus, seu blog não vai ter comentários, a menos que utilize os comentários do facebook, como vou ensinar a seguir.

Facebook

Agora é só escolher quais opções você quer adicionar no seu blog para ter maior interação com seus visitantes XD!

Comentários com o Facebook

Uma coisa que não vem por padrão no Octopress e que eu queria colocar no meu blog, são os comentários com o Facebook. Acho que facilita mais do que usar o Disqus, pois grande maioria do pessoal já tem conta no Facebook.

Como acho que outras pessoas também irão sentir essa necessidade, vou mostrar como fazer pra colocar essa funcionalidade no seu blog.

Primeiro crie uma app para o facebook: https://developers.facebook.com/apps

Agora vamos até o doc de comentários do facebook: https://developers.facebook.com/docs/plugins/comments/ e preencha os campos de acordo com a imagem a seguir.

image

Clique em Get Code e ele vai gerar pra você dois trechos de códigos, um javascript e um html. O javascript você deve substituir pelo código que tem dentro do arquivo source/_includes/facebook_like.html.

O código html você coloca onde for exibir os comentários, no meu caso coloquei em source/_includes/post/sharing.html para exibir em baixo dos botões de curtir e compartilhar.

Customizar layout

O Octopress utiliza o pré-processador de css SaSS nos seus templates, esse está sendo meu primeiro contato com pré processadores e realmente traz muitas facilidades, quem quiser ficar por dentro de como o SaSS funciona, acesse: https://sass-lang.com/. Toda customização do layout pode ser feita através dos arquivos .scss que ficam na pasta /sass.

Criando novas páginas

Caso você queira adicionar uma página mais paginas no seu blog, como uma página de contato:

e o arquivo da sua nova página será criado em source/contato/index.markdown

Trafego de acesso com google analytics

Ter uma analise do trafego de acesso do seu site é crucial para tomar decisões na hora de melhorar o seu conteúdo online. Para quem ainda não usou o google analytics, essa é uma boa hora pra ver como funciona, eu mesmo ainda não tinha utilizado e estou me divertindo vendo os relatórios de acesso, locais de onde o blog recebe visitas e tudo mais.

Pra adicionar o analytics aos seu blog, basta criar uma conta em www.google.com/analytics/‎ e obter um ID de acompanhamento. Depois disso, só adicionar esse ID no arquivo _config.yml:

google_analytics_tracking_id: XX-99999999-9

Custom domain

Para finalizar, caso você queira usar um custom domain, como por exemplo: exemplo.com,

tudo que precisa fazer é criar um arquivo chamado CNAME dentro da pasta source/

Agora vá até o seu provedor de dominio, e configure o subdominio www.exemplo.com

para apontar pro seu endereço do github: username.github.io.

Caso você também queira usar o naked name exemplo.com, modifique o seu registro de dns do tipo A para apontar pro ip 204.232.175.78.

E isso é tudo pessoal, kkkk! Espero que tenham gostado do post, curtam, comentem, compartilhem. Críticas quanto ao texto também são bem vindas. Se conhecerem outras ferramentas que possuem o mesmo propósito de gerar conteúdo estático, comentem também!

Gostaria também de agradecer o grande Diego Eis pelo espaço e pela iniciativa do Tableless. Parabéns!

vlw !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *