Apple Vision Pro é um fracasso… assim como o iPod

apple-vision-pro-e-um-fracasso…-assim-como-o-ipod

Bem-vindo à nossa coluna semanal Apple Breakfast, que inclui todas as notícias da Apple que você perdeu na semana passada em um resumo prático. Chamamos de Apple Breakfast porque achamos que combina muito bem com uma xícara de café ou chá de segunda-feira de manhã, mas é legal se você quiser ler também na hora do almoço ou do jantar.

Iniciantes lentos

Ao longo dos anos (embora com um pouco menos de frequência nos últimos tempos), a Apple acumulou alguns dos maiores lançamentos de produtos de todos os tempos. Dispositivos icônicos como iMac, iPod, iPhone e AirPods geraram críticas positivas, grandes vendas e enorme impacto cultural. Às vezes parecia que os sucessos nunca parariam de chegar.

Mas todo produto de sucesso é bem-sucedido à sua maneira, e alguns dos nomes acima foram eliminados mais rapidamente do que outros. A ideia comum de uma esteira transportadora de Cupertino, golpe após golpe em sucessão uniforme, falha em apreciar a natureza verdadeiramente única do iPhone. Nunca antes um único produto rendeu uma quantidade tão obscena de dinheiro, combinando de alguma forma a aceleração da força G na primeira fase da sua existência com a consistência ano após ano durante a década seguinte.

Portanto, quando olhamos com desaprovação para os produtos Apple modernos e reclamamos que eles não fazem tanto sucesso quanto os clássicos da era de ouro, é importante deixar claro quais clássicos estamos usando para comparação. Uma inovação ambiciosa como o Vision Pro pode nunca igualar o sucesso do iPhone em nenhuma métrica concebível… porque nada jamais o fez e muito provavelmente nada jamais o fará. Mas há outras analogias que poderíamos traçar que fariam os contabilistas de Cupertino sentirem-se bastante melhor.

O iPod, muitos concordariam, foi um tremendo sucesso. Ganhou muito dinheiro, salvou a Apple da beira do fracasso e é tão visualmente icônico que está nos livros do MoMA e do Smithsonian. Mas nem sempre foi óbvio que seria esse o caso, e demorou um pouco de tempo e várias versões até que se tornasse um fenômeno.

Então, vamos examinar novamente os pontos de semelhança entre o Vision Pro (flop) e o iPod (sucesso clássico de todos os tempos). Ambas começaram enfrentando a concorrência de empresas rivais mais experientes na área: Compaq e Creative Labs em 2001; Meta em 2024. Ambos foram criticados quanto ao preço: US$ 3.499 é sem dúvida muito para um fone de ouvido de realidade aumentada em 2024, mas US$ 399 foi extremamente alto para um MP3 player em 2001 – embora justificado, na opinião de nosso revisor.

Somente com o lançamento das versões mini e shuffle mais baratas e portáteis do iPod é que ele realmente decolou, e o mesmo provavelmente sempre acontecerá com o Vision Pro (ou melhor, não-Pro). Se você tem recursos financeiros como a Apple, não é o fim do mundo que a primeira geração de um produto seja percebida como um fracasso interessante, um vislumbre do que é possível, em vez de uma realização impecável.

O Vision Pro, assim como o iPod anterior, está fazendo coisas novas, e isso envolve riscos e necessidade de tempo para que as pessoas possam se acostumar com suas ideias. O primeiro iPod foi inovador no uso de FireWire, armazenamento abundante e controles de hardware inteligentes, tão inovadores que, após o lançamento da iTunes Music Store, apenas três anos depois, acabaria por salvar a indústria musical. Ele foi construído para o cenário tecnológico do futuro e ajudou a iniciá-lo. Assim como o Vision Pro foi projetado pensando no mundo daqui a uma década, quando o smartphone for substituído como plataforma de computação principal por… outra coisa.

Para cada iPod, é claro, existem centenas de outros produtos que tentaram antecipar o futuro e erraram. É perfeitamente possível que a computação vestível não é o que vem a seguir, por todos os esforços da Apple para que isso aconteça e, se assim for, isso condenaria o Vision Pro a um fracasso genuíno. Mas a questão é que é muito cedo para dizer, e a Apple ainda pode ter outro clássico em mãos.

Tendências: principais notícias

O único dispositivo que realmente precisa da Apple Inteligente não está entendendo.

Por que Steve Jobs teria odiado o maior recurso do iOS 18.

As falhas da Apple mostrar os limites da sua ambição.

Esses recursos Apple Intelligence e Siri estão chegando depois do Lançamento do iOS 18.

Por que Roman Loyola mal pode esperar para mudar para um MacBook Pro mais fino.

Apple descontinua seu Serviço ‘Pague Depois’ antes da expansão das ofertas de empréstimos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *