Tableless

Busca Menu

Apresentando: Meteor!

Seja o primeiro a comentar por

Fiquei impressionado ao ver que não há nenhum artigo sobre o Meteor no Tableless ainda, ou a busca não tá funcionando muito bem. Por que? Porque é uma plataforma simplesmente fod@! Não conheço nada tão produtivo e simples de usar.

Meteor é uma plataforma open-source pra desenvolver aplicativos pra web e mobile.

Ela é fullstack, te entrega uma solução completa desde o banco de dados até o front-end e essa solução é toda em JavaScript. Similar ao MEAN (que aliás é outra plataforma bem legal que não tem artigo no Tableless) ela usa Node.js e MongoDB só que no lugar do Express usa um framework próprio pra HTTP e no lugar do AngularJS usa uma view engine própria também chamada Blaze, mas não se limita aí, se você quiser poder usar AngularJS ou até mesmo React pra trabalhar com seus componentes.

Um dos lemas da filosofia do Meteor é Simplicity Equals Productivity (Simplicidade é igual a produtividade); cara, nada de boilerplates complexos, extensões sinistras, programas estranhos, arquivos de configuração… nada disso. A coisa tem que ser simples, sendo simples você se torna mais produtivo. O Meteor recebeu nada mais, nada menos que 11,2 MILHÕES de DÓLARES em 2012 como aporte de uma Venture Capital que decidiu apostar na plataforma.

A parada é tão simples que você não precisa desses arquivos chatos de configuração do Gulp, Grunt, Webpack etc que você tem pro LESS, SASS, JSX, CoffeeScript… Ele se baseia na extensão do arquivo, se houve um aquivo .less ele compila pra CSS se tiver um arquivo .coffee ele compila pra JavaScript, se tiver um arquivo .jsx ele já compila pra JavaScript, se você tiver um arquivo .es6.js ele já compila pra ES5 etc; sem você precisar ficar “falando o óbvio”, é tudo automático. Até mesmo arquivos .markdown pra HTML.

Outra feature essencial do Meteor é a Reatividade (Reactivity); WTF? Programação reativa é basicamente: sobre o fluxo dos dados e a propagação da mudança de estado. Se você tiver uma variável chamada foo com valor "bar" e de qualquer lugar da Internet essa variável mudar pra "qux", todas abas abertas ou aplicativos que você fez vão identificar essa alteração e mudar no HTML, sem você precisar programar nada pra isso! O Meteor entende alterações ao no nível da camada do MongoDB fazendo essa reatividade ser até persistente. Desenvolver chats ou qualquer tipo de aplicação multi-client é extremamente simples.

Além de tudo isso, a plataforma Meteor ainda te da um serviço de hospedagem grátis. Seu projeto em Meteor pode rodar em qualquer servidor que rode MongoDB e Node.js, mas a gente sempre passar por aquele estágio de prototipagem da aplicação ou você fez desenvolveu uma ideia muito legal e quer mostrar pra outras pessoas; pois é, o Meteor tem um nuvem pública gratuita pra você hospedar suas aplicações de baixo tráfego e até 200 emails por dia.

Cara, na boa… Fod@!

Vou ficar de olho na popularidade desse post e se for o caso, faço um outro post mais estilo tutorial pra iniciar a galera no Meteor.

Abraço!

EDIT
Galera, tá no ar a introdução pra você começar no Meteor, confere lá:
tableless.com.br/introducao-ao-meteor

Publicado no dia