O WordPress agiliza muito o trabalho de qualquer um que queira publicar online um site simples ou complexo e que tenha um painel administrativo decente. A comunidade é bem ampla e a plataforma dá passos firmes a caminho do e-commerce, cada vez mais ganhando espaço até mesmo entre as plataformas fechadas. E se você tem um negócio experimental ou não quer ter custos e nem dor de cabeça com transações bancárias, aqui vai uma dica de como ter um e-commerce com produtos em que o cliente faz o fluxo de orçamento e no final ele envia uma lista dos produtos de seu interesse com os dados para contato, vamos lá então.
Exemplo de produto
Com o ambiente do wordpress instalado, seu tema precisa ter compatibilidade com o plugin WooCommerce. Ele transforma seu tema em uma loja virtual e se integra sem problemas, tendo extensões gratuitas e premium, caso não tenha um tema pago o diretório de temas do WooCommerce te da algumas opções gratuitas, o resultado será um produto próximo a esse com o botão comprar.
Se você nunca viu o WooCommerce, nós já falamos muito sobre WooCommerce aqui no Tableless:
Configurações
O Plugin que faz a mágica chama-se YITH WooCommerce Request A Quote, quando esse plugin é ativado o botão comprar é substituído por um texto que pode ser “Solicitar um orçamento“, as configurações são simples e intuitivas, veja só;
No painel administrativo do wordpress iremos acessa as configurações do plugin.
O próximo passo será fazer a customização em que a versão gratuita disponibiliza em configurações gerais.
1 – Request Quote Page
2- Tipo do botão
3- Botão/Link texto
4 – Ocultar botão “Adicionar ao carrinho”.
Veja o resultado, o botão é substituído pelo texto que você customizou nas configurações gerais.
O cliente clicou no botão solicitar orçamento aparecerá uma mensagem avisado que o produto foi adicionado a lista de orçamento.
Em visualiza na lista o cliente será levado para uma página para ele vai preencher um formulário com os dados de contato.
Recebendo o formulário no e-mail
Após o envio do pedido você receberá no seu e-mail cadastrado nas configurações do WooCommerce o orçamento dos produtos e os dados do cliente, com esses dados você pode fazer o primeiro contato com seu cliente e quem sabe fechar o negócio.
Última dica
Essa é uma forma bem econômica de avaliar seu negócio se vai mesmo pegar na internet e ir fazendo os ajustes para cada vez converter mais vendas para seu negócio. Alguns ajustes como informações claras sobre o produto, formas de pagamento, prazo de entrega, recomendações de clientes que já compraram e reduzir a quantidade de cliks até a finalização da compra é um ponto decisivo para o cliente efetuar ou não a compra do seu produto, essas são algumas dicas básicas para ter sucesso com seu e-commerce.