Começando um blog – O público alvo

Ano novo, vida nova e blog novo. Mas por onde eu devo começar?

Sem sombra de dúvidas a primeira decisão a ser feita é sobre o que você quer publicar e qual o seu intuito com o blog. Se você quer publicar apenas por publicar e não está focado em rentabilizar o blog, então deixe de ler essa postagem e corre instalar o wordpress. O que quero dizer com isso é: Alguns assuntos serão muito difíceis de você ganhar uma grana, um exemplo disso seria eu gostar de falar sobre as borboletas do Afeganistão (salve mamonas), quantas pessoas mais estariam interessadas nesse assunto? Percebem o quanto é difícil atingir um público simplesmente porque gosto desse assunto. Mas se o seu intuito é apenas publicar para ser feliz, vai em frente. Quem sabe no domingo o fantástico não faz uma matéria sobre as borboletas do Afeganistão e isso vira moda, difícil, mas o intuito não era ganhar dinheiro não é mesmo?

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Agora se você quer ser o próximo blogueiro de sucesso (odeio esse termo “sucesso), você precisa encontrar um tema do qual ame falar e ao mesmo tempo que seja algo que outras pessoas queiram saber. Não vai adiantar nada você falar sobre um tema da moda, sendo que não entende nada do assunto. Eu vou falar sobre gastronomia porque vi um monte de vídeo sobre isso bombando no youtube, resolvi que posso fazer uma grana escrevendo sobre isso. Mas nunca fritei um ovo sequer. Seria quase impossível fazer um conteúdo de qualidade desse jeito, a não ser que você tenha um bom dinheiro para contratar jornalistas especializados no assunto e queira somente gerenciar o blog, mas acredito que você não veio aqui para isso. Uma opção seria fazer um blog sobre gastronomia para quem nem sabe fritar um ovo e contar suas experiências, pode ser que dê certo :).

Bom então vamos ao que interessa. A primeira coisa para você começar um blog, é focar em um assunto, quanto mais focado for o seu blog, mais fácil fazer campanhas no face, google e etc. Agora imagine se você faz um blog sobre política e no meio começa a publicar coisas sobre celebridades por exemplo. Um portal pode fazer isso, abranger vários assuntos, mas um blog, principalmente que está começando, pode ser que seja um fracasso. Imagine os caras que amam política vendo que a Gretchen casou mais uma vez, péssimo né? Além de que para fazer campanha no facebook com assuntos tão variados, você vai gastar uma nota e será muito difícil atingir um público que retorne ao blog, assine newsletter, receba notificações e por ai vai.

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Então vamos focar em um público de exemplo, vamos fazer um blog que fale sobre fotografia, ah mas eu vou postar sobre vídeos e vai dar certo também? Difícil, lembre-se foque, foque e foque. Você está começando, não tente abraçar o Mundo. Mas mesmo focando, nem tudo é um mar de rosas. Se você fizer uma campanha no face para quem gosta de fotografia, irá aparecer tanto gente que realmente fotografa quanto aquela pessoas que só querem ver umas fotos maneiras e nunca pegaram em uma câmera. Mas você pode fazer a campanha no face mega focada também, impulsionando somente para pessoas que curtiram a página da Leica por exemplo. Você sabe o que é Leica? É uma das melhores e mais caras câmeras do Mundo, pode ter certeza que somente fotógrafos curtem essa marca. Viu como fica muito mais fácil com um público focado e seleto? E sem fazer apenas para as borboletas do Afeganistão?

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Pode ter a maior certeza do Mundo que vai demorar para você ter bastante acessos e ver o analytics pulando de alegria, mas será muito mais fácil chegar em um resultado satisfatório assim do que falando sobre tudo e nada ao mesmo tempo. Além de que banners do adsense dão muito pouco dinheiro por visualizações, tendo um público focado você pode vender campanhas para lojas de fotografia, no nosso exemplo ai, e ganhar muito mais do que os míseros centavos do adsense.

E aí, você tem experiências para contar? Manda ver ai nos comentários

Valeu!