Tableless

Busca Menu

Como boas práticas de escrita de código podem influenciar em uma melhor rotina de trabalho

Seja o primeiro a comentar por

Observei que alguns itens estão me ajudando na rotina de trabalho, como obter um melhor tempo de produção e um melhor controle sobre o que estou fazendo.

São alguns hábitos simples que podem lhe ajudar muito. É apenas questão de implementar no seu dia a dia e demonstrar para a sua equipe (caso trabalhe em equipe) o quanto é mais organizado e produtivo trabalhar desta forma.

A seguir listei algumas técnicas que podem ajudar bastante no seu dia a dia como desenvolvedor front-end.

Style Guide

É um documento que contém estilos e padrões de um projeto, que podem ser utilizados para manter a pregnância do design e desenvolvimento.

Existem algumas metodologias que podem ajudar você no desenvolvimento desse Style Guide, como: BEM, IDIOMATIC, PRIMER CSS, Twitter Bootstrap.

Skeleton ou Estruturas Boilerplate

Initializr, Gerador HyApp + Yeoman e HTML5 Boilerplate. Que são geradores de pequenas estruturas de diretórios para iniciar projetos em HTML/CSS/JS;

Font Ícones

Font Awesome, Fontello, IcoMoon são ótimas opções. No meu dia a dia costumo utilizar na maioria dos projetos o “Font Awesome” pela facilidade e padronização nos layouts da empresa em que trabalho;

Web Fonts

Google Fonts sem dúvidas é uma ótima opção e agiliza bastante quando utilizada nos layouts;

Task Runner

Tratando-se de automatizadores de tarefas os mais conhecidos são o GulpJS e o GruntJS. Costumo utilizar o Gulp pois foi o que mais me identifiquei, mas você pode escolher o que mais adequar ao seu projeto ou ao modo de trabalho de sua equipe.

Será que isso influencia mesmo na rotina ou nos custos do produto final?

Segundo uma experiência direta da IBM e também de dados reunidos por pesquisadores que trabalham com centenas de empresas, percebe-se que a maioria das empresas acabam investindo 25% a mais do orçamento no ciclo de vida do desenvolvimento para garantir a qualidade do software.

Além disso, 30% dos custos de projeto para desenvolvimento de software estão associados a retrabalho e 70% desse valor estão relacionados a erros de requisitos.

A qualidade de escrita de código influencia diretamente nos custos do projeto e da qualidade de vida do software.

Group

Mente aberta para novas ideias

Sou totalmente aberto a novas ideias e sugestões naquilo que eu posso melhorar no meu dia a dia de trabalho, mas parece que nem todo desenvolvedor enxerga as observações no seu próprio código como algo bom, algo produtivo. E sim como uma crítica pessoal.

Lógico, todos nós temos dias difíceis, prazos curtos. E todo desenvolvedor que tem um pouco mais de experiência compreende muito bem como é correr contra o tempo para lançar um novo produto ou feature. Mas creio que isso não seja motivo para excluir a possibilidade de mudança, de tentar o novo. O que seria do mundo se ninguém tivesse tentado algo diferente?

Me deparo fazendo esse tipo de pergunta quase que diariamente, costumo estar sempre dando uma olhada em novas tecnologias, mesmo que seja por brincadeira. Mas me sinto frustrado quando não é possível aplicar nas equipes ou em projetos. Entendo que nem sempre é possível sair utilizando tudo que é novo, ainda mais quando nos deparamos com coisas novas todos os dias no nosso ramo, mas não podemos ficar presos ao velho para sempre.

Tire 1 ou 2 dias agora para escrever bem seu código e no futuro você verá como o trabalho ficará mais fácil ao entrar novos membros na equipe e for necessário explicar como as coisas funcionam.

Padrões são bons!

Essa frase parece que assusta muitas pessoas, mas diferente de medo, ela deveria emitir a sensação de algo bom, pois é o que ela traz com o tempo.

Agradeço a todos que tiraram um tempo e leram o texto, e qualquer sugestão de melhoria estou a disposição, obrigado!

Publicado no dia