Tableless

Busca Menu

Destaques da 5ª edição da Conferência Web W3C Brasil

Seja o primeiro a comentar por

Está chegando a 5ª edição da Conferência Web W3C Brasil e temos orgulho de dizer que os principais especialistas que estão fazendo a história da Web no Brasil e no mundo já palestraram por aqui.

Em 2013, a Web.br ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças. Na programação serão abordados os principais padrões da Open Web Platform. Teremos palestras sobre jogos com HTML5, Web Components, API Web Speech, Web Sockets, Curso de Git, além de mesas sobre publicações digitais, Web TV, privacidade e rastreamento na Web e muito mais. As inscrições já estão acontecendo e participantes do Tableless Conference possuem R$ 60 de desconto no ingresso.

Foto de Fernanda WeidenNo dia 18 de novembro, a abertura ficará por conta da palestra da keynote speaker Fernanda Weiden, que atualmente trabalha com infraestrutura de larga escala no time de Production Engineering do Facebook. Anteriormente, ela trabalhou no Google e na IBM. Em sua apresentação Fernanda abordará sobre a evolução dos sistemas de informática e conectividade desde que a Internet chegou no Brasil, como essa evolução modificou a vida das pessoas em geral e especialmente de quem trabalha com a web, lançando um olhar também sobre os desafios que vem pela frente.

Foto de Kris Borchers Já no dia 19 de novembro, é a vez do keynote speaker Kris Borchers abrir os trabalhos. Kris é diretor executivo da jQuery Foundation, onde trabalha para ajudar a fundação a realizar sua missão de transformar a web em um lugar melhor para todos. Ele também é membro do time jQuery UI. Em sua palestra intitulada “Pushing the Web Forward”, Kris fará um panorama do envolvimento da jQuery Foundation na criação de padrões e na colaboração com desenvolvedores web.

Web Got's tallent

A Conferência Web.br 2013 contará ainda com o concurso Web’s Got Talent, que reconhecerá as melhores aplicações web que visam fornecer serviços aos usuários. A proposta é promover a adoção de padrões abertos no empreendedorismo. O apresentador do concurso é Edney Souza, o Interney, empresário e professor especialista em tecnologias para Marketing Digital.

Como jurados teremos profissionais de peso do mercado digital e da web como Manoel Lemos (Chief Digital Officer da Abril Mídia), Bob Wollheim (co-fundador do youPIX), Mauro Segura (Diretor de Marketing e Comunicação da IBM Brasil), Martha Gabriel (Escritora e PhD), Amyris Fernandez (Diretora de Pesquisa em Marketing no Buscapé) e Ana Brambilla (Jornalista, professora e editora de mídias sociais da Editora Globo). Eles avaliarão ao vivo os cinco projetos selecionados que concorrerão na etapa final. Os dois primeiros vencedores ganharão uma passagem para a cidade de Cambridge, nos Estados Unidos, para conhecer a sede do W3C Internacional no MIT.

Para 2013, o espaço da Conferência está dividido nas seguintes trilhas: header, section, canvas, input e SVG.

Trilha header

Acontecerá no auditório principal e no primeiro dia haverá mesas de debate sobre: Privacidade e Rastreamento na Web com Antonio Marcos Moreiras, Cristine Hoepers e Leonardo Balter; Web & TV com Thiago Campos, Alex Soares e Fábio Lima e a mesa Mercado, Modelos de Negócio e Tecnologias que Funcionam com Soraya Lopes (abordará sobre mercado móvel e suas tendências); Guilhes Damian ( lançará um olhar sobre mercado de games nacional) e Vivianne Vilela (apresentará o cenário sobre o mercado de E-commerce – desafios e oportunidades).

No segundo dia Gustavo Faleiros, Rafael Kenski, Fernando Tavares abrem essa trilha com o debate sobre publicações digitais e os avanços no uso de e-books com HTML5 e CSS. Em seguida Reinaldo Ferraz, Yasodara Córdova e Vanessa Tonini, do escritório brasileiro da W3C, tomarão o palco para exporem sobre as tendências dos padrões para a web.

Trilha section

É mais técnica e voltada para desenvolvedores web, no primeiro dia teremos as palestras de Jaydson Gomes, que apresentará as principais ferramentas, tecnologias e técnicas disponíveis para o desenvolvimento de aplicações web; Daniel Filho, que mostrará como é possível fazer um quadricóptero decolar utilizando JavaScript; Caio Gondim, que explorará os novos sensores disponíveis no HTML5; Almir Filho, que fará um panorama do passado ao futuro sobre CSS Layout; Diego Eis e Deivid Marques que darão dicas de como tornar projetos mais acessíveis implementando WAI-Aria; Alexandre Borba, que fará uma abordagem sobre o mercado de E-commerce no Brasil e como ele não tem se importado com a acessibilidade e Bruno Azevedo, que demonstrará na prática como fazer projetos responsivos.

No segundo dia quem comandará essa trilha é Rafael Xavier, que falará sobre internacionalização com jQuery. Nessa sala também teremos Talita Pagani explicando como o HTML5 pode ser utilizado para o desenvolvimento de jogos e Jean Carlo Emer, que apresentará a especificação WebSockets e suas possibilidades.

Trilha canvas

Área voltada para exposição de tecnologias experimentais e que são pouco conhecidas, teremos no primeiro dia Bernard De Luna, que fará uma jornada pelos componentes web; André Garzia e na sequência Fábio Magnoni, que ensinarão como desenvolver apps para o Firefox OS; Luis Leão, que mostrará como implementar reconhecimento de voz no navegador com a API Web Speech e Pedro Rogério e Marco Bruno que passarão dicas de comandos para desenvolvedores front-end largarem os programas visuais e passarem a utilizar também o terminal.

No segundo dia quem abre essa trilha é Sérgio Lopes, que exporá técnicas para suporte a telas de alta resolução na Web, em seguida Nathalia Sautchuk Patrício ensinará os conferencistas a darem os primeiros passos no desenvolvimento com tecnologia WebGL. Fechando o segundo dia, Felipe Moura, mostrará como construir coisas interessantes utilizando HTML5, CSS3, Javascript, Canvas, SVG, Web Sockets e user media.

Trilha input

É um espaço para os palestrantes realizarem tutoriais e workshops. Será uma espécie de sala de aula, com mesas para os espectadores poderem desenvolver junto com o tutorial. No primeiro dia Davidson Alencar representará o iLearn fazendo um mini-curso sobre APIs do HTML5, a apresentação seguinte será a de Thadeu Cascardo, que dará um curso sobre Controle de Versão com Git. No segundo dia, é a vez de Felipe Sanches dar um workshop de impressão 3D com Web GL.

O evento ainda terá um espaço fora dos auditórios o espaço SVG, onde acontecerão sessões para autores exporem seus livros e demais obras. Também haverá um espaço de desconferência nos dois dias, das 10h30 às 11h30, que contará com uma infra-estrutura onde os próprios participantes poderão criar debates e expor seus lightning talks. Durante os coffee breaks, que também serão nessa área, teremos sorteios de oito livros técnicos da editora NOVATEC. Por fim, também contaremos com o momento “Faça algo incrível com Raspberry Pi” para os conferencistas soltarem a imaginação e codarem muito.

As inscrições estão abertas. A programação dos dois dias está disponível nos links abaixo.

Para maiores informações sobre a conferência, acesse http://conferenciaweb.w3c.br/

Publicado no dia