Duas dicas de como lidar com o Not Provided

Aprenda a lidar com esse cara chato na hora de analisar relatórios no Analytics. Todo mundo que trabalha com SEO, ou pelo menos boa parte da galera, possui o Google Analytics instalado em seus projetos para fazer análise dos dados de acesso e comportamento do usuário. Dessa forma, podemos compreender como o usuário se comporta

Aprenda a lidar com esse cara chato na hora de analisar relatórios no Analytics.

Todo mundo que trabalha com SEO, ou pelo menos boa parte da galera, possui o Google Analytics instalado em seus projetos para fazer análise dos dados de acesso e comportamento do usuário. Dessa forma, podemos compreender como o usuário se comporta em nosso site e traçar estratégias melhores.

Provavelmente, você deve ter visto no relatório de palavras chave o famoso (e chato) not provided. Pois é pessoal, e é sobre ele que nós vamos falar hoje: o que é o not provided e o que podemos fazer para lidar com ele.

Tudo começou em 2011, quando o Google anunciou uma mudança nos resultados em páginas seguras (HTTPS), deixando de exibir a palavra-chave de origem de todos os usuários logados.

Logo após a polêmica das espionagens, aliado à uma imensa vontade do Google de entregar visitas por meio de Links Patrocinados, ainda em 2013 o Google converteu todas as páginas de resultados e de seus serviços para HTTPs.

Ou seja, agora tudo é retornado em cima de um ambiente seguro, o que faz o seu camarada not provided aumentar a cada dia.

Existem algumas coisas que você pode fazer para a vida ficar mais feliz! Eu costumo dizer que SEO exige muita criatividade. Não há tanta receita de bolo para tudo e o Google muda muito rápido para combater práticas de Black Hat. O que você deve fazer é unir o conhecimento às boas práticas conhecidas e criar algo legal!

Aqui passo a vocês duas formas simples de lidar com esse cara que eu uso na minha empresa de criação de sites e SEO, mas não se esqueçam, sejam criativos! Então vamos aprender como lidar com o not provided:

O primeiro passo é linkar sua conta do GA (Google Analytics) com a conta no Google Webmasters Tools.

Com isso, você transformará dados vindos do Webmaster Tools em informação preciosa para sua campanha. Isso porque O Analytics irá pegar e tratar as informações e gerar as estatísticas referentes à elas.

Faça o seguinte:

PASSO 1

No menu à esquerda, expanda Aquisição (Traffic Source), depois expanda otimização de mecanismos de pesquisa (Search engine optimization) e clique em Consultas (Queries).

PASSO 2

Configure como achar melhor e clique em EDITAR, no final da página:

PASSO 3

Após clicar em editar, uma nova janela do GTW será aberta e você deverá selecionar o site em questão:

PASSO 4

Clique em Salvar e, na próxima tela, Salvar novamente:

Feito isso, ao voltar no mesmo relatório, em Aquisição (Traffic Source > otimização de mecanismos de pesquisa (Search engine optimization) > Consultas, você verá uma lista de Keywords vindas diretamente do GTW.

Ficará mais ou menos assim:

Prontinho! Agora você já tem dados essenciais e importantes para suas estratégias de SEO. Mas você achou que era só isso? Não!

Ainda conseguimos criar um outro relatório bacana que mostra as páginas de entrada (Landing Pages) que o usuário utiliza para acessar nosso site.

Vamos lá:

Em Aquisição > Palavras-chave > Organico, troque a dimensão primária para Página de Destino (se o seu estiver em Inglês, procure por Landing Pages).

Com esse novo relatório em mãos você pode pensar de algumas maneiras. Uma delas é que você tem controle da otimização OnPage das suas páginas e assim fica bacana criar uma relação assim:

Páginas acessadas x Keywords otimizadas nessas páginas x Keywords de entrada no site (do primeiro relatório).

Temos mais opções para trabalhar com o not provided, como a criação de filtros e relatórios avançados, mas isso ficará para o próximo post!

Material complementar:

https://moz.com/blog/100-percent-keyword-not-provided-whiteboard-tuesday

https://moz.com/blog/what-is-seo-now

Espero que ajude vocês, até logo!

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