Quem nunca precisou acessar o servidor de um cliente via SSH para resolver um problema de última hora? Um parâmetro errado, uma vírgula faltando pode comprometer a execução de um código.
Quando se tem apenas a tela preta do terminal, é preciso ter conhecimento de alguns comandos muito úteis que podem te ajudar a resolver um problema rapidamente, principalmente se você não tem um computador disponível, podendo também resolver o problema até pelo celular com qualquer App de conexão SSH.
O que muitas pessoas não sabem, é que o editor Vim, além de vários outros comandos para se navegar por um código e fazer modificações em massa com expressões regulares, possui um comando chamado substitute, muito útil na hora de procurar e substituir uma variável ou um trecho de código. Muitas vezes, esse trecho se repete várias vezes dentro do arquivo e algumas expressões regulares podem te ajudar a substituí-los de uma vez só, economizando tempo e facilitando a sua vida. Existem muitas opções, mas provavelmente essas serão as que mais vão ser úteis:
– Encontra cada ocorrência de ‘foo’ (em todas as linhas) e substitui por ‘bar’:
:%s/foo/bar/g
– Encontra cada ocorrência de ‘foo’ (apenas na linha atual) e substitui por ‘bar’:
:s/foo/bar/g
– Substitui cada ‘foo’ por ‘bar’, mas pedindo confirmação primeiro:
:%s/foo/bar/gc
– Substitui apenas palavras inteiras que correspondam com ‘foo’ por ‘bar’, pedindo por confirmação:
:%s/\<foo\>/bar/gc
– Substitui cada ‘foo’ (case insensitive) por ‘bar’, pedindo por confirmação (usado após o uso de :set noignorecase para fazer as consultas serem case sensitive, que é o padrão):
:%s/foo/bar/gci
– Substitui cada ‘foo’ (case sensitive) por ‘bar’, pedindo por confirmação (usado após o uso de :set ignorecase para fazer as consultas serem case insensitive):
:%s/foo/bar/gcI
Alguns outros exemplos de comandos para encontrar e substituir podem ser encontrados aqui (em inglês).
Espero que estas dicas possam ser úteis e que possam ajudá-lo nos seus trabalhos e melhorar sua produtividade.