Você já deve ter visto discussões em equipes para definir o estilo de código usado em projetos. Discutir se será tabs ou espaços, o tamanho do tab, charset e etc. Todo mundo tem que configurar o editor igualmente para que não quebre nenhum arquivo e fique aquela bagunça. Não existia solução de verdade para isso, até agora. Cada um usa um editor diferente, com configurações diferentes e muito pior, todo mundo tem um gosto pessoal diferente. É aí que entra o EditorConfig.
O EditorConfig ajuda a definir e manter estilos de códigos consistentes entre diversos editores. Ele é um simples arquivo que guarda as configurações de estilo do código, o seu editor predileto lê estas configurações e entende exatamente qual a configuração utilizar para cada formato de arquivo.
Interessante, ahn?
Como funciona? Simples: você baixa e instala um plugin para seu editor, aí você cria um arquivo .editorconfig com as configurações escolhidas, coloca este arquivo na raiz do seu projeto (ou em pastas específicas) e pronto.
Tem plugins para diversos editores: Sublime Text, TextMate, VIM, Notepad++, gEdit, PHPStorm, PyCharm, RubyMine, Visual Studio e outros.
Obviamente que os integrantes da equipe devem brigar apenas uma vez, para definir qual será o estilo base do código. Depois disso é só escrever um EditorConfig e pronto.