Tableless

Busca Menu

Emuladores para browsers mobiles

Seja o primeiro a comentar por

Criar sites para mobiles hoje não é bicho de sete cabeças, mas também não é tarefa fácil. Quando fazemos sites para desktops, temos tudo o que precisamos para testar ao nosso alcance. Se você usa Mac ou Linux, pode usar um virtualizador para ter o IE, se você usa Windows, tem todos os browsers que necessita para testes. Você pode ver o resultado em diferentes resoluções, tamanho de fontes e etc. No mundo dos Mobiles isso muda um pouco. Cada aparelho é diferente do outro. Enquanto nos desktops temos apenas 3 fabricantes de sistemas operacionais, no mundo mobile, cada fabricante usa a sua versão do sistema. A sorte é que para nós que desenvolvemos sites, o que nos importa é qual browser o usuário vai utilizar para acessar a web.

Hoje, temos os seguintes browsers e motores de renderização para se preocupar:

Webkit
Devices com Android instalado ou iPhones e iPod Touch (com Mobile Safari).
Opera Mobile e Opera Mini
O Opera é um dos browsers mais “perfeitos” que existem para mobiles. Ele tem um bom suporte aos Padrões e é quase tão atualizado como Mobile Safari.
Blackberry
O browser utilizado nos Blackberrys são muito bons. Bem melhores que o Internet Explorer, mas piores que o Opera ou Mobile Safari. Digo que eles estão no meio do caminho. Falta ainda suporte a metatags inteligentes, mas já conhecem um bocado de CSS.
Browsers S60 da Nokia
São baseados em Webkit também, como o browser do iPhone e do Android, mas geralmente a versão do webkit é antiga, o que atrapalha um pouco se você quiser fazer algumas coisas mais elaboradas, por exemplo, utilizar media queries ou metatags que nos ajudam a controlar o visual nos aparelhos, como a de Metatag de Viewport.
Internet Explorer Mobile
Esse sim é uma dor de cabeça. Ele não tem bom suporte a CSS e tem bus quando usamos media types. Sem contar que é bastante lerdo e não tem uma séries features que os outros browsers tem, como o Opera. Mesmo assim, há um grupo enorme de aparelhos que vem com Windows Mobile e consequentemente, os usuários mais desavisados utilizam o Internet Explorer Mobile como browser. Felizmente, há uma parte desse grupo que conhece o Opera.
Contudo, com o lançamento do Windows Phone 7 isso tende a mudar um pouco. O Windows Phone 7 utiliza um browser com características e suporte aos padrões referentes a alguma versão do Internet Explorer 7 e 8.

Para facilitar o desenvolvimento para mobiles, eu nivelo a produção desta forma. Por ordem de prioridade:

  • Webkit
  • Opera Mobile e Opera Mini
  • Outros browsers comò do Blackberry, S60 e etc.

De longe o Webkit é hoje o melhor engine para browsers mobiles. Ele é rápido e suporta grande parte das especificações de HTML, CSS e Javascript. Além de estar presente em dispositivos como iPhone, Android e alguns smartphones da Nokia.

Mesmo assim, é preciso testar os sistemas nestes browsers. Você faz isso de duas formas: compra uma dezena de celulares diferentes uns dos outros e testa o produto em cada um deles. Ou por meio de emuladores. O problema de testar com emuladores é que nem todos tem versões para vários sistemas operacionais. O simulador de iPhone só tem para Mac. O de Android tem para Mac e para Windows. O de Blackberry e os da Nokia só tem para Windows. Dificulta bastante a produtividade, mesmo assim, é melhor que ter todos os aparelhos. 😉

Para obter os simuladores, veja abaixo:

iPhone/iPod Touch
O mais fiel de todos os emuladores de mobiles que já vi. Tudo o que você vê na tela, é exatamente o que verá no aparelho. O problema é que só funciona no Mac. Os emuladores alternativos para windows ou outros sistemas não são fiéis. iPhone SDK.
Opera Mobile e Opera Mini
Fizeram uma atualização geral estes últimos tempos. A vantagem é que ele funciona on-line. Nada de fazer download. Emulador Opera.
Blackberry
Só funciona em Windows. A vantagem é que dá para escolher versões anteriores. Mesmo assim, sugiro que sempre nivele pela última versão. Emulador de Blackberry.
Browsers da Nokia
Também só para Windows. Mas costumam ser fiéis com o que vemos nos aparelhos. Nokia Browser Emulator.
Android
Funciona em Macs e Windows. Mas são complicados de usar. Nada que alguns minutos lendo tutoriais e artigos pela internet não resolvam. A grande vantagem é que você consegue customizar o aparelho onde você vai testar o website. Emulador Android.

Se você tem um aparelho com Android, Windows Mobile ou NokiaS60, aconselho também baixar o Skyfire. Um browser muito bom que apareceu para tentar dominar parte do mercado de browsers para mobiles. Ele ataca o mesmo mercado que o Opera está atuando. Tem um bom suporte a Padrões. Vale a pena conferir.

A grande graça de fazer sites para mobiles, é que a grande maioria dos dispositivos realmente confortáveis para acessar a web, e que são os dispositivos que a maioria dos usuários compram porque querem navegar, tem um bom suporte a Padrões Web. Ter conforto para navegar nestes aparelhos é ponto crucial, por isso os fabricantes de sistemas e browsers tentam sempre manter os browsers atualizados com os Padrões.

Publicado no dia