Tableless

Busca Menu

GeoURL explicadinho

Seja o primeiro a comentar por

Extensão GeoURL

Motivado pela nossa nova sala de treinamento, da qual eu falarei em breve no blog da Visie, acabo de atualizar as informações ICBM daqui e do site da Visie.

As informações ICBM permitem localizar seu site num ponto do planeta. Quer ver como funciona? Instale a extensão GeoURL para o Firefox.

Depois de instalá-la, entre aqui no Tableless e você vai ver um globo colorido na barra de status do Firefox. Clique nele com o botão direito e você vai ver um menu com as opções: GeoURL, Google Maps, Multimap, flickr nearby e Maplink.

Não divertido? Quer aprender a fazer em seu site? Vou mostrar um passo a passo baseado no que se encontra no GeoURL.org.

  1. Que coordenadas usar? Se a página é sobre você, suas coordenadas. Se é sobre algum lugar, as do lugar. Se é de algum cliente seu, as do seu cliente. As coordenadas do servidor que hospeda seu site provavelmente não são muito interessantes.
  2. Encontre sua localização. Eu uso o Google Maps para isso. Nele, encontre sua casa, escritório ou caverna e click em “Link to this page”. Na URL que será carregada, copie o parâmetro ll. Ele contém sua latitude e longitude no padrão ICBM. Se não conseguir se encontrar no Google Maps, há uma porção de recursos úteis na página de resources do GeoURL.org.
  3. Crie as tags meta na seção head de sua página, assim:
    <meta content="Coordenadas (que você copia da URL do Google Maps)" name="ICBM" />
    <meta content="O nome do seu site" name="DC.title" />

    Se você conseguiu suas coordenadas em outro lugar que não o Google, num GPS por exemplo, basta colocar suas coordenadas em formato decimal, separadas por vígula.
  4. Entre nesta página e adicione seu site ao GeoURL.org.
  5. Conte aos outros. Quanto mais gente usar isso, mais interessante a coisa fica.

Curiosidades:

  • ICBM significa “Intercontinental ballistic missile”. Entenda a história.
  • Coloquei GeoURL em meu blog também, apontando para minha humilde morada.
  • Nunca copie as meta tags alheias sem saber o que está fazendo. Há dois sites indicados no GeoURL em meu antigo escritório, inclusive o de uma imobiliária de Minas Gerais.
Publicado no dia