Tableless

Busca Menu

História da Web – Uma timeline

Seja o primeiro a comentar por

Se você trabalha com web deve pelo menos ter a curiosidade de como tudo isso surgiu. Não foi algo criado subitamente, houve um processo, uma evolução que levou a web a ficar do jeito que é hoje. Essa história é muito longa e complicada. Por conta disso um cara chamado John Allsopp passou algum tempo ajudando a formar e entender como aconteceu a história da web e lançou agora o The Web History Timeline Project para ajudar a mapear todos estes momentos.

A grande questão da história da web é: onde tudo começou? Quão antiga é a ideia de web?
Mas a ideia do projeto não é mapear a história completa da web. Allsopp está interessado em apontar os pontos mais importantes da história como a publicação de padrões importantes, lançamentos de softwares como o primeiro Browser, a fundação do W3C e outras coisas.

Interessante é perceber que no começo da Timeline parece que o foco dos antigos pesquisadores e pensadores era entender em como organizar uma grande massa de informação, de forma que essa informação pudesse ser reutilizada. A história do Hipertexto é recheada de ideias interessantes sobre como fazer isso. Daí surgem assuntos que levam ao Vannevar Bush com Memex, Ted Nelson com o projeto Xanadu e outras histórias mais. Perceba como perto de 1990 um monte de coisas começaram a surgir mudando a forma como desenvolvíamos para internet.

A foto de destaque deste post é do The Mundaneum, fundado pelo Paul Otlet – que cunhou o conceito de uma rede de computadores conectada em 1934 – e o Henri La Fontaine. O The Mundaneum tinha o objetivo de recolher todo conhecimento do mundo e classificá-lo de acordo com o sistema que eles desenvolveram chamado de Classificação Decimal Universal – Universal Decimal Classification.

O projeto foi construído com a biblioteca Javascript Timeline.js.

Publicado no dia