Neste artigo irei demonstrar como instalar e começar a utilizar o Laravel 5.2, framework que vem ganhando visibilidade no mercado.
O que iremos utilizar:
Requisitos do servidor:
- PHP versão maior ou igual a 5.5.9;
- OpenSSL PHP Extension;
- PDO PHP Extension;
- Mbstring PHP Extension;
- Tokenizer PHP Extension;
Instalando o Composer
Na pasta onde localiza-se a aplicação, abra o terminal e digite:
#Caso tenha o Curl instalado curl -s https://getcomposer.org/installer | php ## ou ## #Caso não possua o Curl instalado php -r "readfile('https://getcomposer.org/installer');" | php
Baixando o Laravel Installer
Para baixar o instalador do Laravel, execute o seguinte comando:
composer global require "laravel/installer"
Agora é necessário adicioná-lo ao PATH do sistema, para que ele possa ser executado de qualquer lugar.
export PATH="$PATH:$HOME/.composer/vendor/bin"
Uma vez feito esta sequência, o comando “laravel” já está disponível para ser usado. Para criar um novo projeto, execute o seguinte comando:
laravel new AppName
Este comando irá criar toda a estrutura necessária para sua aplicação.
Configurando
Todas as configurações do Laravel estão armazenadas no diretório “config” e estão bem documentadas.
Permissões de Pasta
As pastas “storage” e “bootstrap/cache” precisam ter permissão de escrita pelo servidor, ou o Laravel não funcionará corretamente.
Configuração Local
Em desenvolvimento de softwares é normal termos uma equipe para todo o processo de criação do software, e cada membro da equipe possui suas preferências quanto a nome de banco de dados, senhas etc. Para tratar isto, o Laravel utiliza arquivos “.env” (leia mais sobre este projeto). O arquivo .env deve ser ignorado em seu controle de versão. Para criar seu arquivo .env utilize o exemplo do próprio Laravel e altere as configurações de acordo com seu ambiente.
Application Key
O próximo passo é setar a application key, chave de segurança que será utilizada para encriptar dados em sua aplicação. Utilize o comando no Artisan para gerar sua application key.
php artisan key:generate
Testando sua instalação
Para verificar se a instalação está funcionando, utilize o Artisan para subir um servidor built-in. No terminal exibirá um endereço como: https://localhost:8000. Digite o comando “serve” (sem r mesmo):
php artisan serve
E é isto pessoal, mais nenhuma configuração adicional é necessária para começar a brincar com o Laravel. Agora é com você, pois há muito o que explorar neste fascinante framework. Regards!