Tableless

Busca Menu

Macaw: O que você vê é o que você tem.

Seja o primeiro a comentar por

Sempre digo que minha missão como desenvolvedor é descobrir coisa nova. Não importa se irei usar ou não, se gostei ou não, o importante é saber que aquilo existe, e que, provavelmente um dia, por alguma alteração nas constelações, terei que usar.

E hoje, sem mais nem menos, venho lhes apresentar o novo “WYSIWYG” (ele não entraria nessa categoria, mas é que semelhanças são meras coincidências) chamado MACAW.

Uma ideia

Macaw

Macaw, assim como outros projetos que vem surgindo por ai, teve seu início no Kickstarter, pedindo fundos para poder iniciar o projeto. Em primeira mão seria desenvolvido especialmente para OS X, mas abriram o leque de opções e também ofereceram uma versão para PC.

O projeto teve a frente tomada por Tom Giannattasio e outros desenvolvedores. O pessoal curtiu tanto a ideia desses malucos que conseguiram arrecadar em torno de 275,929 doletas.  Se você quiser, pode conferir o projeto na Kickstarter clicando aqui.

Da teoria á prática

A teoria desse novo software é a seguinte: “Pare de escrever código, desenhe ele.” Parece um pouco bizarro, mas em prática ficou decente. Não sou uma prova viva de que isso realmente funcione, mas, assim como o nosso amigo Dreamweaver, você pode simplesmente ir “desenhando” e posicionando os elementos no lugar que você quer e está feito.

Achei legal que ele já vem acompanhado do sistema de Grids, com vários tamanhos e estilos, pra você usar da forma que preferir. É claro que você tem a opção de editar o CSS, não apenas usar o mouse pra controla-lo. Os criadores afirmam e mostram que os projetos podem ser responsivos, semânticos e accessíveis. Talvez seja essa a diferença do Macaw para qualquer outro Software nesse estilo, a opção de, optar como você quer que seu código saia no final do projeto.

Mesmo que seja um “WYSIWYG”, você não vai perder a semântica do HTML5, que é uma das coisas mais importantes no padrão web de hoje em dia (as ferramentas de busca agradecem!). Não vai perder o acesso do celular por seu site estar todo quebrado, porque você pode fazer ele responsivo e também não vai uma pessoa com necessidade ou um simples robô “na mão” por não conseguir interpretar o seu código.

Macaw.co

“Getting Started”

Infelizmente o software não é “free“. Ele possui um Trial de 15 dias para testes, e, caso você se apaixone, pode comprá-lo por apenas 179 dólares. Está disponível para OS X e PC.

O preço é um pouco salgado pra quem realmente curtiu o programa, mas tudo vai do custo x benefício. Se vai lhe ajudar ou salvar, é algo que você deve tirar a conclusão e ver se realmente vale o investimento.

Concluindo

Eu nunca gostei de softwares nesse estilo, com essa proposta de “retirar” o coding de um projeto. Mas, por outro lado, não posso dizer que o Macaw promete muita coisa. É como eu disse no começo desse artigo: esse software não serve pra mim, mas, talvez, ele servirá pra alguém, e se esse alguém souber usar muito bem, ele saberá fazer sites tão bonitos/semânticos/accessíveis quanto qualquer outro. Eu não gosto de ignorar conhecimento. Mesmo que eu nunca use esse software, saberei que ele existe e que um dia pode ser tornar uma febre por ai.

Falei pouco sobre o Macaw, mas eu queria vir trazer essa introdução do programa à vocês, acho interessante deixar todo mundo a par do que está rolando ai por fora.

Deixarei aqui alguns links úteis caso queiram olhar um pouquinho mais do MACAW:

Site oficial > macaw.co
Download Trial > download.macaw.co
Comprar > secure.macaw.co
Fórum de discussão > forum.macaw.co
Projeto no Kickstarter > Macaw: The Code-Savvy Web Design Tool

Vamos discutir sobre o assunto, porque discutir é sempre saudável, hehe.

Abraços, até a próxima 😉

Publicado no dia