Acesse nosso Fórum

Não se preocupe tanto com o Time To First Byte

O pessoal da CloudFlare fez um teste muito interessante, provando que a medida TTFB (Time To First Byte) não é tão precisa para provarmos que a resposta do servidor de um site é rápida. O que eles fizeram: em um servidor de teste eles criaram um delay de resposta HTTP para entender o que realmente é medido. A resposta foi que o TTFB não é uma medida tão útil assim. Quando um browser faz o request de uma página no servidor, ele envia alguns headers para especificar algumas coisas como os formatos de respostas aceitos.

por Diego Eis 11/04/2016 Comentários

O pessoal da CloudFlare fez um teste muito interessante, provando que a medida TTFB (Time To First Byte) não é tão precisa para provarmos que a resposta do servidor de um site é rápida.

O que eles fizeram: em um servidor de teste eles criaram um delay de resposta HTTP para entender o que realmente é medido. A resposta foi que o TTFB não é uma medida tão útil assim. Quando um browser faz o request de uma página no servidor, ele envia alguns headers para especificar algumas coisas como os formatos de respostas aceitos. O servidor responde dizendo que a página está disponível e envia mais alguns headers contendo informações sobre a página, depois, finalmente, envia o conteúdo da página.

No teste da CloudFlare o servidor se comportou um pouco diferente. Quando ele recebe o request, ele enviou a primeira letra do termo HTTP/1.1 200 OK (ou seja, a letra H) e depois esperou por 10 segundos antes de enviar o resto dos headers e a página em si. O código que eles usaram foi escrito em GO.

Se você fizer um teste no WebPageTest com a página do servidor de teste do TTFB, o WebPageTest vai reportar o tempo do TTFB que o H legou para chegar no servidor e não o tempo que a página em si foi enviada.

Medir o TTFB (Time To First Byte) remotamente, significa que você também está medindo a latência, o que obscurece o que o TTFB realmente tenta medir: quão rápido é o servidor para responder a um request.

No artigo deles há uma descrição bem completa sobre toda essa história. O que me tira um pouco do peso, porque o WebPageTest avisou que o TTFB do Tableless é de 6 segundos. Nenhuma desculpa para não diminuir isso, mas vale pensar no que é mais importante. 😉

Confira o artigo na íntegra.