Faz algumas semanas que estou de Sistema Operacional novo.
Migrei quase que totalmente (já explico) para o maravilhoso Linux. Passei a usar o Linux por pura teimosia. Já havia tentando várias e nunca havia conseguido me acostumar. Na hora de me divertir, ler emails, ler rss, blogs e tudo mais, eu ficava no Linux, mas quando chegava a hora de trabalhar, lá estava eu de volta no maldito Windows.
Mas isso mudou de uns tempos para cá. Instalei Linux, e não largo mais, nem para trabalhar. Isso quer dizer que implementar todo e qualquer tipo de site no Windows está fora de cogitação. Claro, é aí que vem o problema daquele “quase que totalmente”.
Eu necessito de Illustrator para fazer layouts e Photoshop para tratar as imagens. Já tentei usar o Gimp, mas ainda preciso de muito tempo para aprendê-lo.
Outro problema era saber como ficaria os sites no #@%*&@#$ Internet Explorer.
Então, a saida para isso tudo foi instalar o VMWare…
No VMWare instalei o WindowsXP, com Illustrator, Photoshop e claro, Internet Explorer.
Quando preciso trabalhar em algum dos editores gráficos ou preciso testar algum site no Internet Explorer, abro o VMWare, e pronto…
Claro que no VMWare perde-se um pouco de performance, mas nada que prejudique muito o trabalho. Como tenho 512Mb de memória, disponibilizei 256 para o VMWare.
Experiência interessantíssima. E para melhorar, não sinto mais falta do maldito Windows…
A não ser para jogar! Claro! Para isso, tenho um windows instalado numa outra partição para poder fazer isso! 😀
Se você pensava que desenvolver sites fora da plataforma Windows era um tanto impossível, sou testemunha, ainda viva, de que é possível.
Faz bem para você e a comunidade agradece.
Extras:
Se estiver interessado, pode dar uma olhada nos shots do meu Linux.
Se ainda estiver interessado:
Conheça o Editor que uso para escrever código: Kate
Update:
Só para esclarecer…
Sim, preciso de licensa para usar o VMWare… Mas ele deixam você usar 30 dias de graça para experimentar. Portanto, estou usando-o desta maneira.
Sim, estou aprendendo GIMP e Inkscape que me simpatizei mais. Só questão de tempo.