patrocínio:

Opera 60

Nova versão do Opera 60

por Diego Eis 29/04/2019 Comentários ~ 3 min. / 454 palavras

O Opera, uma das empresas mais antigas que fazem browsers para internet, lançou no dia 09 (foi mal, embora seja usuário do Opera, só vi agora), sua última versão, o Opera 60, que diz que é o primeiro browser Web 3.0.

O diferencial desse novo browser, é que você pode usar diretamente por ele sua crypto wallet, que identifica sua identidade em websites, permitindo os usuários a fazerem transações de crypto mais seguras.

A empresa, no qual diz ter 320 milhões de usuários no mundo, sempre se posiciona como uma empresa que procura saciar as necessidades de um grupo crescente de pessoas que se preocupam com sua privacidade e segurança de dados na internet.

“The more time we spend online, the more we need tools that help us control the security and privacy of our digital lives,” diz Krystian Kolondra, EVP na Opera, Head of Browsers, no press release da empresa. “With this major upgrade, we are taking the first step into Web 3.0, the new Web, where users are in control. We believe every browser in 2019 should be Web 3.0-ready.”

Com a crypto wallet no browser, sempre que os usuários precisarem se identificar em um site Web 3.0 (seja lá o que isso signifique, a Opera não deixa claro), ou assinar uma transação no blockchain, o usuário receberá uma notificação em seu smartphone. Os usuários podem confirmar sua identidade da mesma forma que desbloqueiam seu celular, incluindo reconhecimento facial ou impressão digital. No caso do Opera, só para celulares Android (me ferrei).

Além disso, a Opera está melhorando ainda mais seus serviços de VPN (eles tem embutido e de graça no browser).

Com essa versão, o Opera lançou um teaser, bem interessante. O vídeo é basicamente um manifesto baseado na ideia de que “nós temos escolhas, e nossas escolhas importam”. O vídeo usa ambientação punk futurista, claramente se referenciando a um ambiente de ficção científica. No texto, a Opera diz que o modo de storytelling que a ficção científica usa para expor ideias é ideal para reexaminar as nossas perspectivas sem preconceitos.

We believe the choice to reclaim control for ourselves is of utmost importance, especially in today’s world.

Leia o texto da Opera sobre o Escape.

Meu browser padrão é o Opera. Gosto muito da forma com que eles melhoram sempre os browsers com pequenas funcionalidades que realmente facilitam a nossa vida simples de navegar na internet. Eles adoram experimentar coisas (vide Opera Neon) e isso é o que me mantém com eles até agora. Contudo, nessas últimas versões, fiquei bem confuso com o que eles querem dizer com Web 3.0, Reborn 3 e etc. Espero mais respostas nas próximas versões.

Enquanto isso, baixe o Opera e experimente. Opera Reborn 3.