Tableless

Busca Menu

Opera 9 preview 2

Seja o primeiro a comentar por

Acabo de testar o Opera 9 preview 2. Instalei a versão para Debian, static-qt, aqui no Kubuntu.

Opera 9 Preview 2

É uma versão de preview técnico, ou seja, é um beta com ainda muitos bugs. Apesar disso, o navegador promete. Tão rápido e tão leve quanto o Opera sempre foi, quase passa no Acid2.

As novidades da versão são o suporte nativo a BitTorrent e uma tecnologia de widgets para Desktop. O BitTorrent aqui funcionou com perfeição. Já os widgets estão em estágio bem inicial de desenvolvimento. Aqui no KDE a transparência não funcionou muito bem com o papel de parede. Os widgets apareceram “sempre no topo”, e não o contrário. Mudei à mão e funcionaram. Cada widget se tornou também uma tarefa na barra de tarefas.

Apesar disso, a tecnologia promete. Vide o sucesso de programas como o Dashboard, o Konfabulator (agora Yahoo! Widgets) e o Superkaramba. Uma maneira de construir Widgets que funcione pelo menos em Windows e Linux, usando tecnologias populares como HTML, CSS e Javascript, é algo em que eu apostaria.

Opera 9 Feeds and Fit to Window Screen

Outros detalhes interessantes são: o menu de feeds, que facilita um pouquinho, mas não muito, a vida de quem não consegue se acostumar com o Opera como leitor de feeds. Apesar disso, ter todos os feeds num único menus, sem categorias, ainda está muito longe do Bloglines. E algo que eu não sei se o Opera já tinha antes: CTRL+F11 ajusta o site atual à largura da janela. Com isso e já tradicional zoom do Opera consegui ter uma excelente experiência navegando na TV aqui de casa. Minha TV é de 14″, a resolução que a GeForce manda para ela é de 640×480 (e ela come pixels em cima disso) e navegar com outro navegador é muito desconfortável.

Para um preview, o Opera 9 vem prometendo. Está bastante estável e muito mais inovador e útil que o, bem, vocês sabem, 7.0.

Publicado no dia