Ter presença digital não se trata de um adereço, mas de uma necessidade. No dizer popular, “se você não está na internet, você não existe”. Por isso é tão importante para empresas criar site profissional.
Segundo Breezy Hill Marketing, 81% dos usuários fazem algum tipo de pesquisa online antes de realizar uma grande compra, dentro ou fora da internet. Basicamente, a experiência de venda atual começa na internet.
Isso ainda não é motivo suficiente? Então prossiga com a leitura do artigo e entenda a importância de ter um site!
Importância de ter um site: quão relevante é um site para sua empresa?
“As buscas por ‘onde comprar’ e ‘perto de mim’ cresceram aproximadamente 200% em dispositivos móveis nos dois últimos anos.” (Fonte: Google)
Segundo o Ardor SEO, aproximadamente 3,5 bilhões de buscas são realizadas todos os dias no Google. Isso significa um grande volume de pesquisas na internet.
Agora, sabia que 86% dos brasileiros fizeram alguma compra pela internet no último ano? Isso quer dizer que os hábitos dos consumidores mudaram e que a internet é o ponto mais atrativo para as empresas.
Contudo, estar apenas na internet não é o suficiente para alcançar o público consumidor. Segundo Search Engine Journal, 93% de todas as experiências online começam em um mecanismo de busca.
Quão importante é estar presente nos resultados dos mecanismos de busca?
Os mecanismos de busca como Bing e, principalmente, Google, são importantes para qualquer empresa por concentrarem a maior parte dos usuários. Como visto na pesquisa do Ardor SEO, um grande número de buscas é realizado diariamente.
Contudo, mecanismos de busca não são apenas uma ferramenta de informação – são também uma ferramenta de compras. Segundo a News Cred, potenciais clientes advindos do mecanismo de busca têm taxa de conversão de 14,6%.
Enquanto isso, potenciais clientes provenientes de outra origem tem uma taxa de apenas 1,7%.
Mas como ter presença nesse espaço tão visitado por usuários?
A importância de ter um site
Possuir um site profissional lhe permite atender aos fatores de rankeamento do Google. Ele é capaz de cumprir com fatores como velocidade de carregamento, responsividade para dispositivos móveis, design atraente, etc. E quão importante é isso?
- Segundo StatCounter, em 2019, 52% de todo o tráfego online global teve origem em dispositivos móveis;
- Segundo Google, se o carregamento de uma página demora mais de 3 segundos, a taxa de rejeição pode crescer em até 32%.
Basicamente, ao ter um site profissional, você alcança o topo do Google. E segundo Zero Limit Web, os 5 primeiros resultados orgânicos do Google concentram juntos 67,6% dos cliques na primeira página.
Por que ter um site para sua empresa?
“A criação de site é essencial para quem busca crescer no meio online.”
Afinal, quais são as vantagens de ter um site para alcançar visibilidade nos motores de busca? É importante dizer que um site é vantajoso de duas formas: atende aos fatores de rankeamento do Google e também conquista o cliente.
Com o primeiro, você consegue estar na primeira página de resultados do Google. Com o segundo, você faz o cliente permanecer na página e concluir uma compra. Essas duas ações não são possíveis através de plataformas gratuitas e limitadas.
De qualquer forma, quais são as vantagens de ter um site?
Exposição da empresa muito maior
Ter um site no mecanismo de busca permite uma constante divulgação dos seus produtos ou serviços. Junto do marketing digital, seu site funciona como uma “vitrine” para o que tem a oferecer.
Com isso, sua empresa não fica limitada a um espaço físico e você alcança clientes de vários cantos do Brasil – e até fora dele.
Novos consumidores
Constantemente novas pesquisas sobre serviços/soluções são realizadas no Google. Com isso, ter um site no mecanismo de busca significa ter novos clientes frequentemente.
Além disso, um site empresarial pode fornecer um espaço de compra, assim como pode atuar como site institucional. Dessa forma, o cliente novo pode se informar melhor sobre sua missão, seus valores, seus produtos e sua marca.
Maior confiança
Clientes notam o esforço empregado para existir um espaço virtual para relacionamento com a empresa. No geral, ter um site empresarial passa uma imagem mais profissional, o que gera confiança no público e credibilidade.
Se for utilizar dele para vendas, melhor ainda ter um site para empresa, pois o cliente se sente mais seguro com seus dados financeiros!
Integração com as redes sociais
As redes sociais ainda são uma das plataformas de comunicação mais populares na internet. Com um site para empresa, você não precisa excluí-las da sua estratégia de comunicação – elas podem ser integradas ao site.
Com isso, você consegue obter mais clientes pelo compartilhamento de conteúdo nas redes sociais e direcioná-los para o seu site. Nesse caso, é como se o site para sua empresa fosse a loja e a rede social fosse a vitrine.
Comunicação com os clientes
- Uma das maiores vantagens de ter um site é que você pode manter uma melhor comunicação com os clientes nesse espaço. Num site, dá para:
- Publicar conteúdos sobre problemas que o cliente enfrenta;
- Responder comentários;
- Ter uma central de relacionamento e formulário para contato, e outros.
Aumenta as vendas
Por fim, o grande motivo para criar site profissional: suas vendas crescem. Com maior exposição, credibilidade, comunicação, integração com as redes sociais e presença nos mecanismos de busca, o natural é que você venda mais!
Como criar site profissional para sua empresa?
Para a criação de site funcionar para sua empresa, o criador de site deve lhe fornecer três coisas: experiência, recursos e bom custo-benefício. Esse é o caso da Construsite Brasil, que possui mais de 15 anos de atuação no mercado.
Entre seus recursos para empresas, traz:
- Otimização para o Google;
- Hospedagem inclusa;
- Responsividade;
- Layout personalizado;
- Treinamento e suporte ilimitado.
Com a Construsite Brasil, você pode criar site profissional com um excelente custo-benefício. Aproveite a oportunidade.