Tableless

Busca Menu

Uma das vantagens dos Padrões

Seja o primeiro a comentar por

ESPN economiza mais de 700 Terabytes por ano.

O ESPN consumia 2 Terabytes por dia, que dava um total de 730 Terabytes por ano! Eles conseguiram economizar cada um desses bytes redesenhando o site usando Padrões Web. Adotar os padrões trazem muitas vantagens para o site. Dependendo do tipo do site, uma vantagem fica mais aparente que as outras, normal. O site do ESPN é um portal de informação que recebe muitas visitas por dia, logo a principal vantagem que eles obteram quando adotaram os padrões foi a diminuição de código desnecessário, fazendo com que os arquivos ficassem menores e por sua vez possibilitando uma enorme economia de banda já que os usuários baixavam arquivos muito menores.

Quando demos o curso pro Terra, a primeira coisa que eles fizeram foi converter a home do site para os padrões web. A home com certeza era a página mais visitada, e se ela fosse convertida e seu tamanho diminuisse, eles teriam uma vantagem instantânea e já aliviaria os enormes valores de banda que eram consumidos.

Não estou dizendo aqui que o ESPN e o Terra não tiveram outras vantagens. É claro que tiveram e isso é indiscutível. Só que por causa do porte desses dois sites, a vantagem mais gritante foi a de velocidade e economia de banda.
Se você fará um site para um cliente pequeno conseqüentemente o site também será pequeno, com certeza você não vai perceber tanta diferença na economia de banda, mas outras vantagens irão aparecer mais. Por exemplo, se o cliente exige a possibilidade de ter vários layouts para o usuário escolher.

Cada caso é um caso. Cada site tem suas necessidades que precisam de mais ou menos atenção, adotando os padrões você consegue suprir dificuldades com agilidade e trazendo uma gama enorme de vantagens e facilidades.
Ainda não sei explicar porque ainda existem desenvolvedores e clientes contra a adoção dos padrões.

Publicado no dia