Utilizando a API do bit.ly para gerar links encurtados para seus posts WordPress

Todo mundo sabe que é fundamental criar links de compartilhamento no seu artigo, só que no Twitter isso se restringe a 140 caracteres, e ao enviar o título do seu artigo, URL e seu usuário no Twitter pode faltar espaço. E para economizar espaço fazemos o quê? Uma das táticas é utilizar links curtos através

Todo mundo sabe que é fundamental criar links de compartilhamento no seu artigo, só que no Twitter isso se restringe a 140 caracteres, e ao enviar o título do seu artigo, URL e seu usuário no Twitter pode faltar espaço. E para economizar espaço fazemos o quê? Uma das táticas é utilizar links curtos através de serviços como o bit.ly. Como tudo na programação, criamos uma maneira de automatizar nossas ações e para isso vamos ao código!

Primeiramente precisamos entender como a API do bit.ly funciona. Podemos fazer uma requisição via URL e a mesma nos retornará um arquivo XML:

https://api.bit.ly/shorten?version=[VERSÃO]&longUrl=[URL]&login=[LOGIN]&apiKey=[API]&format=[FORMATO]

[VERSÃO] – A versão do XML

[URL] – A URL a ser encurtada

[LOGIN] – Seu login no bit.ly

[API] – Seu código de API no bit.ly

[FORMATO] – O formato de retorno (no nosso caso vamos usar XML)

Basta substituir os dados pelos seus e a requisição retornará um arquivo XML com as informações que precisamos. Veja um exemplo:

Bom, visto isso vamos aos códigos! Primeiramente criaremos uma função no functions.php do seu tema, substituindo LOGIN e API por seus respectivos dados:

Vamos às explicações: o código acima é basicamente um leitor de XML, e informando os seus dados ele vai formar uma URL que vai fazer uma requisição ao serviço do bit.ly e retornar o XML que será lido pela função simplexml_load e armazenado como um vetor na variável** $xml**. Depois fazemos um loop com o foreach por todos os itens nodeKeyVal e retornamos a tag shortUrl para a função que vamos chamar depois. Repare que colocamos uma (string) antes de puxar o $nodeKeyVal -> shortUrl; isso é pra transformá-la em um valor retornável.

Como quase toda API, a do bit.ly tem limitação de requisições. Por isso precisamos armazenar as URLs encurtadas em nosso banco de dados. Vamos ao código de novo; dessa vez você vai colocar logo após iniciar o seu loop no single.php:

O código já está comentado mas vale explicar algumas coisas: usamos um condicional para checar se no nosso post_meta existe uma tag short_url diferente de um valor nulo; caso já exista ele vai pegá-la e armazenar na variável $short_url. Caso não exista, iremos criar uma chamando a função make_bitly_url, armazenando na variável $short_url e depois adicionando-a ao post_meta.

Pronto! Isso é quase o fim, agora só precisamos imprimir a variável $short_url. É importante dizer que se você tentar imprimi-la antes do código que cria a variável obviamente isso não vai dar certo. Basicamente a função abaixo deve ficar depois da função acima, veja:

Bom, agora você pode usar como quiser: imprimi-la no seu artigo, criar um botão de compartilhamento, etc. Recomendo que você, depois de testar, tente implementar outras APIs e ver o resultado. Caso dê algo errado, tente habilitar o error_reporting do PHP porque vai ajudar bastante você descobrir onde está o erro. Você pode usar os comentários para me perguntar algo, será um prazer responder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *