Você conhece AMP?

O projeto AMP – Accelerated Mobile Pages, é uma iniciativa Google em conjunto com alguns publishers como Chartbeat, Vox, WordPress.com, Twitter, The Washington Post, UOL, etc; de trabalhar uma estrutura de rápido carregamento de conteúdos em Smartphones. Afinal, apesar da navegação mobile crescer dia-a-dia as soluções para uma entrega com mais velocidade ainda andam a

O projeto AMP – Accelerated Mobile Pages, é uma iniciativa Google em conjunto com alguns publishers como Chartbeat, Vox, WordPress.com, Twitter, The Washington Post, UOL, etc; de trabalhar uma estrutura de rápido carregamento de conteúdos em Smartphones. Afinal, apesar da navegação mobile crescer dia-a-dia as soluções para uma entrega com mais velocidade ainda andam a passos lentos. Nossa conexão de internet em celulares ainda não tem a devida capacidade e nos obriga a, em alguns casos, buscar tamanha versatilidade em nosso desenvolvimento web a ponto de, em um site responsivo, ter que oferecer uma “cidade completa e bem elaborada” em sua versão desktop e uma “ilha” em sua versão mobile para não correr o risco de prejudicar nosso usuário.

Em busca de reduzir os índices de frustração e oferecer uma solução mais rápida essa iniciativa tomou forma e o projeto vem sendo adotado e atualizado constantemente por outros publishers pelo mundo. Aqui você pode acompanhar quem esta aplicando versões AMP em seus CMS’s: https://www.ampproject.org/who/

OK! Tudo bacana, mas o que tem a ver com Front/Dev? Eu te respondo: tudo!

O formato AMP é totalmente focado em performance e para esse resultado a estrutura exige mudanças na entrega HTML, JS e CSS das páginas web que desenvolvemos tradicionalmente. Um conteúdo deve ser estruturado de maneira que tags AMP sejam lidas e artifícios JS sejam aplicados apenas em caso de necessidade real.

Tecnicamente não é difícil transformar seu conteúdo em formato AMP, mas certamente, será trabalhoso caso sua estrutura seja robusta ou antiga ou os dois.

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