Breve introdução: XHTML Mobile Profile

XHTML MP é um subset do já conhecido XHTML. Ele é baseado em um outro subset de XHTML chamada XHTML Basic. O XHTML Basic é uma versão simplificada do XHTML definido pelo W3C. Ele foi feito especificamente para dispositivos com baixo poder de processamento como celulares, PDAs, pagers etc… O XHTML Basic não contém algumas

XHTML MP é um subset do já conhecido XHTML. Ele é baseado em um outro subset de XHTML chamada XHTML Basic. O XHTML Basic é uma versão simplificada do XHTML definido pelo W3C. Ele foi feito especificamente para dispositivos com baixo poder de processamento como celulares, PDAs, pagers etc… O XHTML Basic não contém algumas características que esses dispositivos dificilmente suportam, como por exemplo: Frames, Folhas de Estilo em Cascata e scripts.

O ponto forte do XHTML MP é trazer para os dispositivos móveis tecnologias atuais para criar uma experiência melhor ao navegar. Antes do nascimento do XHTML MP, os desenvolvedores para internet móvel usavam WML e WMLScript para criar sites em WAP. Enquanto isso, os desenvolvedores para a internet convencional trabalhavam com HTML/XHTML e CSS para construir web sites.

Com a vinda do XHTML MP, a linguagem da internet sem fio e a linguagem da internet convencional finalmente convergiram. XHTML Mobile Profiles juntamente com o WCSS deram mais flexibilidade para os desenvolvedores de sites para dispositivos wireless. Agora, desenvolver para dispositivos móveis ficou tão fácil quanto desenvolver web sites normais. Não é mais necessário ter dispositivos ou softwares especificos para testar seu projeto. Não é mais necessário aprender outra linguagem, é tudo XHTML e CSS, claro, com mudanças específicas para mobiles.

Assunto interessante. Dá muito pano para manga.

O texto não está tão elaborado porque é um rascunho sobre algumas coisas que ando lendo. Como não tive tempo de fazer um texto mais completo, acabei postando esse mesmo.

obs.: quase uma tradução do texto que está em XHTML MP. E uma prévia para breves lançamentos na Visie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *