Tableless

Busca Menu

Ensine mais

Seja o primeiro a comentar por

Nosso mercado cresceu bastante durante os últimos 5 anos. Não apenas aqui no Brasil, mas no mundo todo. O front-end amadureceu e ganhou corpo.

O Tableless existe há 10 anos. O mercado front-end brasileiro nessa época era tão pobre, que eu consigo contar nos dedos os sites e listas de discussão que eu conhecia na época sobre o assunto. Não havia muitas fontes brasileiras para ler e aprender, principalmente quando buscávamos sobre novidades das linguagens. Você precisava garimpar sites gringos ou visitar o tempo inteiro o site do W3C – que era horrível, diga-se de passagem – buscando por novidades no HTML, CSS, Javascript e outros padrões.

Com o tempo isso mudou. Uma pancada de pessoas novas surgiram, renovaram o mercado, se juntaram com quem já estava trabalhando “na causa” e a coisa toda mudou. Graças ao esforço de uma pancada de pessoas surgiram de todos os lados blogs, websites, podcasts, palestras, fóruns e listas de discussão. Grupos em redes sociais pipocaram como se não houvesse amanhã. Isso é bom porque não há uma centralização da informação. Há uma certa democratização da informação. Grandes nomes surgiram na nossa área e isso é ótimo. Dá pra citar pelo menos uns 15 nomes importantes que você deve seguir porque produzem conteúdo fresquinho o tempo inteiro.

Isso não seria possível se não houvessem pessoas engajadas em compartilhar conhecimento, ensinando cada vez mais. Mais importante do que aprender, é ensinar o que se aprendeu. Quando se ensina alguém, você acaba aprendendo mais, não apenas sobre tecnologia, mas também sobre didática, sobre ser sociável, sobre transformar coisas complicadas em coisas simples. Ensinar é uma das tarefas mais difíceis que aprendi na minha carreira.

Por isso tudo, o meu apelo para você é o seguinte: ensine mais. Inaugure um blog, faça um podcast, abra um fórum, contribua em algum projeto opensource… Se você não quiser ter o trabalho de fazer tudo isso, ajude as iniciativas que já existem. Aqui mesmo no Tableless, sempre incentivamos que você escreva um artigo ou responda perguntas no nosso fórum. O importante é ensinar.

Publicado no dia