CSS 3 Columns

Com o controle de colunas no CSS, podemos definir colunas de texto de forma automática. Até hoje não havia maneira de fazer isso de maneira inteligente com CSS e o grupo de propriedades columns pode fazer isso de maneira livre de gambiarras. column-count A propriedade column-count define a quantidade de colunas terá o bloco de

Com o controle de colunas no CSS, podemos definir colunas de texto de forma automática. Até hoje não havia maneira de fazer isso de maneira inteligente com CSS e o grupo de propriedades columns pode fazer isso de maneira livre de gambiarras.

column-count

A propriedade column-count define a quantidade de colunas terá o bloco de textos.

column-width

Com a propriedade column-width definimos a largura destas colunas.

Fiz alguns testes aqui e há uma diferença entre o Firefox 3.5 e o Safari 4 (Public Beta).

O column-width define a largura mínima das colunas. Na documentação do W3C é a seguinte: imagine que você tenha uma área disponível para as colunas de 100px. Ou seja, você tem um div com 100px de largura (width). E você define que as larguras destas colunas (column-width) sejam de 45px. Logo, haverá 10px de sobra, e as colunas irão automaticamente ter 50px de largura, preenchendo este espaço disponível. É esse o comportamento que o Firefox adota.

Já no Safari, acontece o seguinte: se você define um column-width, as colunas obedecem esse valor e não preenchem o espaço disponível, como acontece na explicação do W3C e como acontece também no Firefox. Dessa forma faz mais sentido para mim.

Como a propriedade não está 100% aprovada ainda, há tempo para que isso seja modificado novamente. Talvez a mudança da nomenclatura da classe para column-min-width ou algo parecida venha a calhar, assim, ficamos com os dois resultados citados, que são bem úteis para nós de qualquer maneira.

column-gap

A propriedade column-gap cria um espaço entre as colunas, um gap.

Veja um exemplo destas propriedades aqui..

Utilizamos aqui os prefixos -moz- e -webkit-, estas propriedades não funcionam oficialmente em nenhum browser. Mas já podem ser usados em browsers como Firefox e Safari. Fique à vontade para testar e comentar aqui os resultados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *