Instalando e configurando NGINX via Homebrew

Faz um tempo que deixei de usar Apache como Web Server padrão, tanto no servidor do Tableless, quanto para projetos pessoais. Se você quiser instalar o NGINX no seu Mac, usando Homebrew, basta seguir os passos abaixo: Feito isso, o NGINX já deve estar rodando. Para testar, rode o comando abaixo: Agora entre em localhost:8080

Faz um tempo que deixei de usar Apache como Web Server padrão, tanto no servidor do Tableless, quanto para projetos pessoais. Se você quiser instalar o NGINX no seu Mac, usando Homebrew, basta seguir os passos abaixo:

Feito isso, o NGINX já deve estar rodando. Para testar, rode o comando abaixo:

Agora entre em localhost:8080 pelo seu navegador. Deve aparecer uma tela mais ou menos igual a essa:

Feito isso, vamos agora configurar nosso NGINX. Primeiro, vamos querer mudar a porta onde o NGINX está respondendo que é 8080 para 80. Para tanto, pare o servidor do NGINX:

Para que não dê alguma treta obscura, pare o Apache também.

O arquivo de configuração do NGINX no Mac, via Homebrew fica nesse endereço /usr/local/etc/nginx/nginx.conf. Abra-o com seu editor de texto predileto.

Você vai perceber que há uma série de configurações default. Provavelmente, na linha 36 vai estar o bloco server, com a opção da porta. Mude para 80. Salve e reinicie o NGINX.

Abra seu navegador no localhost. Deve estar funcionando.

Mudando o path default

Aqui no meu Mac, eu gosto de usar os projetos na pasta ~/Sites. Por default, o Brew diz que a pasta default é /usr/local/Cellar/nginx/3.2.1/html, onde 3.2.1 é a versão do seu NGINX. Para descobrir a versão do seu NGINX, basta digitar nginx -v no seu terminal. O meu retornou nginx version: nginx/1.10.2.

Abra novamente o nginx.conf. Provavelmente ali na linha 44, vai ter algo assim:

Mude o root html para root [endereço da pasta]. Aqui no meu ficou assim:

Tudo já deve estar funcionando agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *