Tableless

Busca Menu

Introdução ao Magento

Seja o primeiro a comentar por

O que é?

O Magento é uma plataforma open source online focada em comércio eletrônico (e-commerce), e possui diversas ferramentas para facilitar a forma e otimizar a atuação de uma loja virtual. Conta com uma série de módulos customizáveis, flexíveis e dinâmicos que podem ser alterados de acordo com a necessidade da loja que o utiliza.O Magento pode suprir a necessidade de diversos tipos de e-commerce, sem apresentar falhas devido ao fluxo de usuários, graças a sua estabilidade e estrutura que pode ser escalada ou alterada se necessário.

Liderança

A plataforma foi lançada em 2007, mas em 2009 já havia conquistado a liderança do mercado, ultrapassando o osCommerce, mudando definitivamente o cenário do e-commerce no mercado mundial e não demonstra qualquer sinal de desaceleração. Hoje o Magento, em sua versão livre, detém 26,2% de share de mercado, segundo levantamento da aheadWorks. Entre as 20 principais plataformas existentes, ele conquistou 1/4 dos e-commerces mundiais. Se considerarmos as versões pagas do Magento, teremos quase 1/3 de mercado conquistado: 31,4% das lojas virtuais.

magento-ecommerce-estatisticas
Em segundo lugar ficou a Zen Cart, com 13%, e em terceiro lugar a Virtuemart, com 12,1%. As três maiores empresas de plataforma de e-commerce correspondem a mais de 50% das lojas. A queda da osCommerce está cada vez mais visível desde 2011. O player mais antigo do mercado perdeu a liderança e apareceu em quinto lugar, com 7,7%, atrás da PrestaShop, que apareceu com 10,8% dos sites.

Com apenas 5 anos de atuação o Magento já é líder de mercado, sendo a plataforma utilizada por pequenos e-commerces e lojas online oficiais de grandes marcas como Adidas, Nike, Nestlé e outras tantas que você pode conferir na lista de grandes empresas que utilizam o Magento.

A liderança do Magento também pode ser explicada pela adesão de varejistas de diferentes portes, além de sua grande comunidade online de programação, fator determinante para a conquista de novos adeptos.

Conclusão

Se você está precisando e planejando uma loja virtual, conhece alguém que esteja, ou vai trabalhar em algum projeto que envolva venda online, é essencial você saber que o Magento é considerado uma das melhores plataformas de e-commerce existentes hoje, obviamente cada projeto possui suas peculiaridades e demandas, não estou definindo aqui sua escolha, afinal existem diversas plataformas de e-commerce no mercado, estou apenas indicando uma plataforma open source, que conta com uma comunidade engajada e que colabora para aprimorar e deixar a plataforma cada vez mais segura, rápida e estável.

Diante destas constatações, para não haver dúvidas e desconfianças, cercar-se de pessoas capazes de gerar orientações precisas e fundamentadas antes de qualquer decisão precipitada fora de um planejamento estratégico é a melhor solução a fim de evitar custos desnecessários com estruturas incapazes de suprir seu modelo de negócio.

Se necessário contrate um Consultor de Marketing Digital, esta pode ser a melhor saída antes da definição de qual plataforma escolher para seu projeto!

Publicado no dia