JAVA – A ORIGEM

Nossa história começa em 1991, quando um grupo de empregados da Sun Microsystems iniciaram um projeto para pequenos dispositivos eletrônicos de consumo, tais como o  PDA (Personal Digital Assistant), o projeto recebeu o nome de Projeto Green, e James Gosling assumiu sua coordenação. A ideia era possibilitar a criação de programas portáveis que pudessem ser

Nossa história começa em 1991, quando um grupo de empregados da Sun Microsystems iniciaram um projeto para pequenos dispositivos eletrônicos de consumo, tais como o  PDA (Personal Digital Assistant), o projeto recebeu o nome de Projeto Green, e James Gosling assumiu sua coordenação.

A ideia era possibilitar a criação de programas portáveis que pudessem ser executados em diversos dispositivos. Mais a equipe teria que desenvolver programas específicos para cada tipo de dispositivo, dai surgiu a ideia de desenvolver um sistema operacional que permitiria a utilização de seus programas pelos mais diversos tipos de equipamento. A nova linguagem foi batizada de Oak (carvalho), uma referência ao carvalho que James Gosling visualizava a partir de seu escritório. O sistema operacional que foi desenvolvido, foi chamado de GreenOS, e junto com ele foi construída uma interface gráfica padronizada.

Após  ter um sistema operacional e uma interface gráfica, a equipe desenvolveu um avançado PDA chamado de Star7, a Sun Microsystems participou de uma competição pública para o desenvolvimento de uma tecnologia para TV a Cabo interativa, onde seria aplicado o Star7, no entanto ela perdeu essa competição, mesmo sendo um produto de alta qualidade o mercado ainda não estava preparado para o Star7. Perto de cortar o financiamento do projeto, a Sun decidiu abandonar a ênfase nos dispositivos eletrônicos e se voltar para a internet que já começava a crescer.

O nome da linguagem desenvolvida pelo projeto Green foi mudada de Oak para Java, que  foi uma homenagem à uma ilha da Indonésia de onde os Norte-Americanos importavam o café que era consumido pela equipe de James Gosling. Ate 1994, não havia uma aplicação definida para o Java. Foi quando Jonathan Payne e Patrick Naughton criaram um novo navegador para Web que podia executar programas escritos em Java (applets), batizado de Web Runner. E em 1996, em uma iniciativa inédita, a Sun Microsystems resolveu disponibilizar gratuitamente um kit de desenvolvimento de software para a comunidade, que ficou conhecido como Java Developer`s Kit (JDK). Desde então a aceitação da tecnologia Java cresceu rapidamente entre empresas e desenvolvedores. A Sun Microsystems lançou o JDK 1.1 com melhorias significativas para o desenvolvimento de aplicações gráficas e distribuídas. Depois disso, a empresa continuou lançando novas versões gratuitas com novas melhorias e recursos.

Em abril de 2009, a Oracle ofereceu US$ 7,4 bilhões pela aquisição da Sun Microsystems e a proposta foi aceita. Essa aquisição deu à Oracle a propriedade de vários produtos, incluindo o Java e o sistema operacional Solaris. Em comunicado, a Oracle afirmou que o Java foi o software mais importante adquirido ao longo de sua história. Muitas especulações foram feitas a cerca do futuro do Java depois de passar a ser propriedade da Oracle. Mais com certeza essa aquisição contribuiu muito para que o Java tivesse um salto qualitativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *