Você lançou um blog com objetivos em mente: inserir-se no universo virtual da internet e apresentar parte de sua vida, atividade profissional, seu produto, uma iniciativa ou ação pessoal que desenvolve e tenha possibilidade de ser propagada. Semanas depois percebe que, apesar de suas publicações, as visualizações e comentários em sua página estagnaram.
No primeiro momento, pensa nos motivos que levaram à inércia do envolvimento de seus seguidores, afinal, a intenção em criar um blog era aumentar a visibilidade de sua imagem por meio da internet, pressupondo que, devido ao acesso livre e inúmeras formas de divulgação que essa rede possibilita, as visualizações e tráfego da sua página seriam constantes e crescentes.
Em seguida, analisa alternativas que podem ser adotadas para reverter essa situação. Constata que ter um blog é muito mais que publicar textos, fotografias, imagens ou vídeos na internet e, além da constante produção e manutenção diária, é vital que você tenha um bom gerenciamento e investimento em marketing digital.
Após esse diagnóstico, a primeira coisa a dizer é: não crie alarde!
Saiba que existem ferramentas gratuitas online para melhorar o desempenho do seu blog, como o SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de estratégias utilizadas para analisar e otimizar os resultados de sua página. Grandes e importantes nomes do marketing digital mundial indicam esse caminho para atingir bons resultados de maneira prática e podem te ajudar.
Seguindo referências de especialistas em SEO, confira alguns procedimentos que podem ser executados e serão suporte de ações para aprimoramento e aumento do tráfego do seu blog.
1 – Análise do desempenho do seu blog
Você já deu o primeiro passo e verificou que seu blog precisa de mais participação do público. Apesar de detalhada, sua análise provavelmente não considerou alguns fatores.
Neste sentido, a auditoria é uma das opções para uma análise detalhada e que identificará outros aspectos. De modo geral, a auditoria é um exame de um evento, de um resultado, conceito e cujo objetivo é adotar decisões mais sábias.
No universo do SEO é uma técnica que irá ajudá-lo a atrair mais seguidores. A iniciativa é muito útil. Quando realizar a auditoria do seu blog provavelmente encontrará outros erros e sugestões para corrigi-lo. O Website Grader é uma boa ferramenta para encontrar os erros no seu site.
2 – Faça uma análise de SEO
Após detectar que é necessário melhorar o tráfego do seu blog, pesquise sites que façam análise de SEO e verifique o desempenho da sua página. De preferência escolha um que seja bem explicativo. Um ótimo exemplo é o SEO Analyzer.
O procedimento é simples. Basta inserir o nome da URL no campo em branco indicado na página, clicar e será exibido um relatório desenvolvido pelo site. O diagnóstico pontuará os erros de SEO que você precisa consertar para melhorar sua classificação, tudo bem explicado e com detalhes.
Em alguns sites é possível comparar e analisar mais de uma página ao mesmo tempo, possibilitando outros resultados. Este relatório será seu guia inicial para desenvolver estratégias e, assim, conseguir mais seguidores.
3 – Construa seu marketing de conteúdo
Blogs deixaram de ser “diários virtuais” de seus criadores há um bom tempo. Alguns, inclusive, ganharam status de importantes instrumentos de informação, de oportunidades profissionais e financeiras. Neste sentido, é essencial refletir o conteúdo dos textos publicados e imagens da sua página. O que você escreve é interessante a todos?
Neil Patel escreveu um artigo sobre as melhores ferramentas para usar com sua estratégia de marketing de conteúdo, a maiora com programas básicos gratuitos.
O relatório de marketing de conteúdo irá apresentar os artigos mais populares em seu blog e também site de concorrentes, para que você comece a escrever conteúdo que será amplamente divulgado.
4 – Checklist de marketing
Foque os objetivos mais importantes em sua trajetória blogueira e estabeleça prioridades. Verifique a lista de atividades que pretende realizar para aumentar o tráfego de seu blog, seus seguidores e, para alguns, o crescimento dos negócios. Essa ação tem como finalidade evitar a sobrecarga de atividades.
Confira o checklist de Siege Media e do Content Marketing Institute.
5 – Relatório de análise competitiva
Com este relatório, você não vai mais perguntar se seus concorrentes estão desenvolvendo conteúdos melhores que os seus e se a audiência deles está elevando. Por meio de uma análise competitiva você será capaz de estudar seus concorrentes e competir com eles. Esse post do Buzzsumo explica bem o processo de fazer uma análise do seus concorrentes.
Blogs são poderosos instrumentos de marketing e, em termos de credibilidade, estão entre as principais fontes de informações online. Bons resultados estão relacionados à entrega de conteúdo relevante ao público-alvo.
Lembre-se que sites e blogs são criados para o público. Em outras palavras, rastreadores de busca da internet não vão publicar comentários em sua página, não vão adquirir um produto ou se inscrever em uma lista de e-mails.
Essas técnicas de SEO são eficazes e acessíveis a qualquer um. Utilizando essas estratégias, você pode aumentar o tráfego da sua página. Analise se o conteúdo do seu blog é visualizado por pessoas que estão em busca das informações que deseja transmitir e alavanque-o.