Você já jogou Atari hoje? –
USB, HDMI e jogos integrados podem aumentar a conscientização sobre uma plataforma ofuscada pelo C64?
Na semana passada, a Retro Games, Ltd., com sede no Reino Unido, anunciou uma versão em mini console do computador doméstico Atari 400, lançado pela primeira vez em 1979. Chama-se “THE400 Mini” e inclui saída de vídeo HDMI, 25 jogos integrados, um USB versão do famoso joystick da Atari, e é vendido por US$ 120.
Mas este lançamento significa algo mais para mim, pessoalmente, porque meu primeiro computador foi um Atari 400 – e como qualquer outro fã de computador Atari de 8 bits pode dizer, a plataforma muitas vezes não recebe o respeito que deveria. Esta será a primeira vez que a linha de computadores de 8 bits da Atari receberá um grande lançamento retro-remake.
Minha história do Atari 400 é mais ou menos assim. Na época em que nasci, em 1981, meu pai comprou para meu irmão mais velho (então com 5 anos) um Atari 400 para que ele pudesse jogar e aprender a programar. Meu irmão quase imediatamente achou seu teclado de membrana plana frustrante e a unidade de cassete Atari 410 muito lenta, então meu pai encomendou um Atari 800 e uma unidade de disco Atari 810. Isso deu início à era de ouro dos jogos Atari 800 para nossa família, sobre a qual escrevi em outro lugar.
Costumo dizer que se um designer de jogos moderno quiser aprender como fazer jogos, basta mergulhar na biblioteca de jogos do Atari 400/800. Existem algumas joias de valor inestimável que você não encontra em nenhum outro lugar, além de outras que funcionam melhor na plataforma. OK, vou citar alguns: As Sete Cidades de Ouro, Arconte, MULA, Feiticeiro de Wor, Corrida do Salmão, Caçadores de estrelas, O Projeto Halleye muito mais.
Mesmo com o novo 800, parece que meu pai deve ter guardado o Atari 400 original, porque quando eu cresci mais e queria “meu próprio computador”, no final dos anos 1980, ele me deu o Atari 400. O 800 ainda era o bebê do meu irmão e normalmente permanecia em seu quarto.
Quando eu não estava jogando jogos mais complexos como MULA e Arconte no 800 com meu irmão, conectei o 400 a uma pequena TV preto e branco no meu quarto e joguei principalmente Galáxia, Pac-Mane Burro Kong em um cartucho. Pouco tempo depois, comprei um Apple II Plus e aprendi o básico sobre ele, mas o Atari 400 sempre teve um lugar de destaque em minha crescente coleção de computadores.
Mas chega de falar de mim. Vamos falar sobre o novo Atari 400 Mini. Eu ainda não o usei, então tudo o que precisamos são as informações fornecidas pela empresa – e a reputação da empresa.
A Retro Games já lançou remakes em tamanho real do Commodore VIC-20 e do Commodore 64, e mini consoles do Amiga 500 e do Commodore 64. Em 2020, o Engadget deu críticas mistas ao “THE64 Mini” da empresa, elogiando sua aparência, mas reclamando do joystick e da má seleção de jogos.
Admitiremos preconceitos preconcebidos e esperamos que o 400 Mini tenha um desempenho muito melhor. Mesmo que o joystick acabe fracassando, a Retro Games diz que você pode fornecer seu próprio pendrive ou controlador.
Também espero que o THE400 tenha um bom desempenho porque os fãs do Atari de 8 bits enfrentam dificuldades com a identidade do grupo no período da história da tecnologia retro. Poucos americanos, exceto os proprietários do Atari 400/800, ouviram falar da plataforma (embora a plataforma tenha se saído muito bem na Europa Oriental). A série Atari de 8 bits não vendeu tão bem quanto concorrentes como o Commodore 64 nos EUA (embora Sean Lennon tivesse um Atari 400 quando criança – curiosidades legais).
E embora a série Atari 400/800 tenha fornecido o modelo para o Commodore imitar com o VIC-20 e o C64, o Commodore reduziu o preço do Atari com peças mais baratas, o que contribuiu para a quebra do Atari em 1983 e tirou a Texas Instruments do negócio de computadores domésticos.
Mais recentemente, o Commodore 64 teve vários relançamentos retro desde o Commodore 64 Direct-to-TV em 2004. A plataforma Atari 400/800 não teve nenhum até agora.