AirTag em uma bolsa
Um homem de Toronto teve seu veículo roubado pela segunda vez e, embora o AirTag da Apple dentro dele não tenha ajudado a recuperá-lo – e nem a polícia – ele conseguiu rastreá-lo até Dubai.
Andrew, cujo sobrenome foi omitido por motivos de privacidade, teve seu primeiro GMC Yukon XL 2022 roubado de sua casa em Toronto em maio de 2023. Após o roubo inicial, ele escondeu um par de AirTags dentro de seu segundo SUV.
Em agosto de 2023, os ladrões atacaram novamente, roubando seu SUV depois que ele voltou das férias.
Andrew deu as informações do AirTag à polícia e observou seu Yukon viajar por Toronto, onde a polícia o rastreou até um pátio ferroviário. No entanto, eles alegaram não ter autoridade para abrir o contêiner em que se acreditava estar e encaminharam Andrew para a segurança privada, que aparentemente nada fez.
O SUV então seguiu de trem até o porto de Montreal, onde foi colocado em um navio. Os AirTags então pararam de informar a localização do veículo, provavelmente por falta de proximidade de um iPhone conectado à internet.
Quase um mês depois, no início de setembro, o SUV de Andrew atualizou sua localização em um porto de embarque em Antuérpia, na Bélgica.
Finalmente, o veículo parou por um longo período, a mais de 11.000 quilômetros de distância, nos Emirados Árabes Unidos. Foi lá que um investigador particular encontrou o SUV de Andrew à venda em uma loja de carros usados em Dubai.
O carro permanece no estacionamento de usados no momento da publicação.
Como hemograma completo aponta, o Canadá está atualmente lidando com uma epidemia de roubo de automóveis, e a escolha de Andrew de colocar uma AirTag em seu Yukon dá à polícia uma rara visão sobre uma rota marítima usada por ladrões. A Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá (CBSA) disse hemograma completo interceptou 1.806 veículos roubados em 2023, um aumento de 34% em relação ao ano anterior.
Em novembro, a prefeita de DC, Muriel Bowser, lançou um programa que oferece AirTags para residentes em bairros propensos a roubos de carros, usando a tecnologia Find My da Apple para ajudar a localizar veículos roubados.
Embora as vítimas possam ficar tentadas a usar uma AirTag para rastrear seu veículo até a localização do ladrão para confrontá-los, a Apple, AppleInsider,, e muitas agências de aplicação da lei desaconselham fazer isso. Em vez disso, as vítimas de roubo de veículos devem denunciar o crime à polícia o mais rapidamente possível.